Prepotência e fragilidade do agressor no bullying Uma das 13 razões






Prepotência e fragilidade do agressor no bullying – Uma das 13 razões 




Continuando o comentário do seriado 13 razões para... e chegando ao capitulo 8.

Diversas situações mostram de forma clara a não identificação do papel no qual se encontra o agressor.
Em algumas passagens personagens demostram o, até verdadeiro, sentimento de estar ajudando a outra pessoa quando na verdade a está humilhando.

Isso nos deixa claro que nem sempre a agressão vem de um “valentão”, que precisa se sentir superior aos outros e só consegue isso rebaixando alguém que ele sente como o mais fraco.
Esse valentão típico já foi muito discutido em diversas mídias, por muitas pessoas, e já está bem claro a dificuldade emocional que podem se encontrar algumas pessoas que usam do recurso da agressão, disfarçada de diversão, como forma de se colocar como superior para os demais de seu grupo (ou bando caso percebamos similaridades animais). Ofendendo esta pessoa publicamente, aumentando suas fragilidades e as expondo publicamente dando a impressão de ser muito maior e característica apenas daquele pessoa a quem ele decidiu humilhar.  São pessoa que precisam compensar sua carência afetiva, seu próprio sentimento de humilhação e inferioridade atacando outras pessoas e transferindo a elas o que sentem em seu íntimo.

O quadro fica bem ruim quando esta pessoa se encontra em um grupo imaturo, tanto pela pouca idade como pelo pouco conhecimento da realidade, e este grupo sente necessidade de apoiar este agressor tanto como forma de “pegar carona” na “vitória e gloria” alheia como também uma forme de se livrar de futuras agressões por estar “do lado” do agressor.

Sutilezas são mostradas neste seriado, por exemplo nas situações onde o agressor tem até boas intenções. Ele acredita estar ajudando como por exemplo na passagem do rapaz que publica a poesia, muito intima, sem autorização, considerando que estaria fazendo um bem a ela e que a longo prazo ela o agradeceria. Talvez ele estivesse expressando a necessidade de apoio que ele precisaria mas que não lhe foi fornecido e de uma forma bem desajeitada o faz para outra pessoa.

Em outra passagem o “amigo” coloca as nádegas da garota em uma lista supostamente elogiosa. Uma vez que muitas garotas se mostram envaidecidas por entrarem na tal lista, o amigo acredita que ajudaria a auto estima desta garota colocando suas nadegas em evidencia.
Isso também nos mostra que muitas pessoas, mesmo sendo afrontosamente agredidas não percebem tal situação, e passam a torcer para que ocorra com elas o que acreditam ser aprovação social quando na verdade seria puro desmerecimento.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: