Técnicas para reprogramar a mente inconsciente. Existe isso?




Técnicas para reprogramar a mente inconsciente – Existe isso?

Existem muitos nomes bem chamativos como por exemplo:
Reprogramação mental – reprogramação cerebral – mudança de padrões de pensamento – padrões mentais

Na verdade todo processo psicoterapêutico pode mudar os padrões de pensamento de uma pessoa. Pode ser intenso, transformador, profundo mas nem sempre haverá uma “receita” que pode ser passada para todas as pessoas para que cada um a aplique em casa e em poucos dias se tornar uma nova pessoa.

Não que todo processo de mudança precise de muito tempo ou até mesmo de psicólogo. Existe sim a possibilidade de que uma pessoa mude com seus próprios esforços ou com a ajuda de eventos externos que a mobiliza e coloca novos valores e conceitos em pauta. Por exemplo já conheci pessoa que praticamente se curou da depressão depois de passar por um grave problema de saúde, que a tinha colocado na UTI, e quando melhorou passou a ver a vida de uma forma muito mais positiva. Não sei exatamente o que transformou esta pessoa, é possível até mesmo que sua doença tenha interferido em seus hormônios do humor ou que ela tenha resignificado o sentido de sua vida.

Mas muitas vezes a proposta, ou a necessidade e solicitação do paciente é que haja mudanças em seu modo de pensar, ver e levar a vida.

Por exemplo, uma pessoa muito pessimista que não insiste em seus projetos pode querer mudar esta postura, uma pessoa muito tímida com medo da rejeição, uma pessoa sem esperança em encontrar o amor e ser feliz, outra ansiosa que sofre por antecipação todos os dias e por qualquer coisa, ou alguém que não consegue reagir quando lhe causam mal. São pessoa que podem desejar que suas “cabeças” mudem, que haja alterações em sua forma mais intima de ser e possam viver de forma mais produtiva.

Quando estas pessoas percebem que não conseguem estas mudanças sozinhas podem recorrer à psicoterapia para procurar ajuda no processo. Talvez a dificuldade em alcançar este objetivo esteja no conteúdo inconsciente que funciona na manutenção dos padrões, e neste caso o papel do psicólogo seja fundamental devido seu conhecimento técnico em acessar e trabalhar este conteúdo.

No processo psicoterapêutico existem muitas possibilidades quanto a técnicas que o psicólogo poderá usar para buscar mudanças nos padrões de pensamento. Como por exemplo a associação livre na psicanálise, o método socrático na cognitiva, o treino de habilidades sociais, flecha descendente, descatastrofização, ensaio cognitivo, registro e questionamento dos pensamentos disfuncionais, relaxamento, autocontrole, dessensibilização sistemática, criação de imagens, distração, contrato comportamental, extinção, modelação, etc.

Vamos repensar esta procura pela “teoria do tudo” psicológica. (Correspondente a teoria cientifica hipotética que unificaria, explicaria e conectaria em uma só estrutura teórica, todos os fenômenos físicos).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: