Inconsciente- Fazemos coisas sem saber porque?








Inconsciente-  Fazemos coisas sem saber porque?

“Não ter consciência do que faz” – frase que pode se referir à:
- Não ter compreensão da complexidade e consequências possíveis dos seus atos. Ex: crianças, pessoas com capacidade intelectual reduzida, ou pessoas comuns que desconhecem certas regras, não foram informadas destas regras, como por exemplo leis de transito de outro País.
- Estar dormindo, sonambulo, e realmente não fixar na memória nada do que fez naquele estado
- Fazer algo de forma automática e não prestar atenção no que fez, ex: trocar a marcha do carro
- Fazer alguma coisa pensando que o fez por um motivo quando na verdade a motivação foi outra. Ex: Brigou com a namorada pensando que estava bravo por ela ter se atrasado quando na verdade o simples atraso acionou memorias inconscientes de não ser atendido em suas necessidades durante a infância.

Inconsciente explica grande parte de comportamentos aparentemente sem sentido, como por exe explosões de raiva, paixonites, acesso de zelo por algo sem importância, medo de ser mal educado...

Memórias esquecidas podem influenciar decisões e ações atuais, ou não. Ou seja, memorias esquecidas podem ser tão sem importância que nunca mais vem a tona e nem influenciam nada na vida atual, como por exemplo a cor da blusa da pessoa que passou por você na calçada ontem.
Relembrar, nem sempre significa descrever exatamente o que ocorreu. Sabemos que a cada memoria evocada ela passa a ser reconstruída

Expressões do inconsciente 

Ex: Chamar uma pessoa pelo nome de outra, soltar palavras fora do contexto, fazer algo e depois considerar que não faz parte de seu repertório, etc. Podem passar informações sobre o verdadeiro conteúdo. Mas nem sempre é literal, por exemplo trocar o nome de uma pessoa pode não significar que estava pensando, nem apaixonado, por aquela pessoa, mas pode significar que algo naquele momento o remeteu aquela pessoa.
Por exemplo, uma pessoa que só se relaciona com pessoa bem mais jovens, até romanticamente. É possível que tenha havido algum trauma em idade precoce que o fez se fixar nesta faixa de idade.

Porque um conteúdo vai para o inconsciente? Muitas vezes por ser doloroso. A dificuldade em lidar com alguma informação nos faz coloca-la no inconsciente. É uma forma de tentar sobreviver ao trauma.

Como superar?

 Uma possibilidade seria: relembrando, revivendo e elaborando a vivencia traumática. Muitas vezes resignificando aquele momento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: