Quando a mulher é chamada de louca - Também com vídeo






Quando a mulher é chamada de louca - Gaslighting 

Outra forma de manipulação
Num filme chamado Gaslighting um homem que tentava roubar os bens de sua esposa usava luzes que acendiam aleatoriamente para faze-la pensar que estava louca.
E assim as pessoas começaram a usar este termo para identificar homens que tentam desestabilizar uma mulher tentado faze-la se sentir mal, ou acreditar que é louca

Quem faz isso?

Normalmente isso acontece de homem para mulher. Mas ainda é possível um homem tentando rebaixar o outro dizendo que ele está histérico, de TPM, por exemplo.
Podem ser colegas de trabalho, chefe, marido, namorado, normalmente pessoas próximas, mas também é possivel que um desconhecido faça isso na rotina do dia a dia, por exemplo, um gerente de loja que não quer trocar o produto com defeito, um desconhecido que tenta furar a fila, etc.

Termos usados para tentar desacreditar uma mulher

"Fragilzinha, burra, dramática, incompetente, exagerada, imagina coisas que não existem, frescura, histérica, sensível demais, está menstruada, não bate bem, você está vendo muita televisão, tem caramilholas na cabeça, sua TPM te deixa louca, chorona, chata, inconveniente, deve estar naqueles dias", etc

Porque “funciona”?

Principalmente quando vem de pessoas conhecidas e que são de sua confiança como irmãos, marido, chefe, pode fazer com que a mulher desconfie de suas capacidades e fique envergonhada.  Acredito que a mulher é mais reflexiva, pensa muito mais e considera mais as opiniões dos outros. O que pode ser bom por um lado mas por outro pode ser prejudicial a si mesma.
A mulher pode acabar acreditando que está imaginando problemas onde não tem.
Se sente culpada e não se posiciona para não aumentar a confusão.
Outros homens podem apoiar o abusador somente para se equipararam ao seu “igual” sem ao menos concordarem com o que ele esta fazendo, mas como faz com tanta segurança os outros se apoiam na segurança deste , que talvez também desejassem ter.
A mulher passa a desconfiar de si mesma, pois esta stuação pode estar se repetindo, e assim a convence de que ela é a errada.
Os homens negam que fazem isso mesmo quando confrontados.
Os homens dizem que a mulher não tem senso de humor e não aceita que brinquem quando eles querem “ficar numa boa”.
O homem se faz de magoado quando é confrontado.
Ou justificam dizendo que estavam estressados, mas o estresse pode ter apenas liberado um comportamento que já era dele.

Exemplos:

- Namorado ou marido que trai. Chama a mulher de louca mesmo que haja evidencias. Quando a segurança de quem fala mentiras é tanta é possível fazer com que a mulher acredite que ela está mesmo vendo coisas, e passa até a acreditar em “fotos” mencionados mas que nunca ocorreram, como por exemplo “lembra que eu falei que ia jogar bola”.
- No trabalho. Homens que cortam quando as mulheres falam, ou que dão atenção a elas como se fossem um bebê, que fazem de conta que não ouvem quando uma mulher fala, que repete o que uma mulher acabou de falar como se a ideia fosse dele.
- Amigos.

Consequências

A mulher para de se posicionar, de participar, se encolhe em si mesma. Em casos mais graves pode ficar depressiva.

Como sair dessa?

Conhecendo bem a si mesma e através de sua empatia identificar quando isto está ocorrendo. Identificar se não está idealizando aquele que a agride e com isso acredita que ele está correto.



Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


Informações e valores com psicoterapeuta

Escolha seu psicólogo

Agende sua consulta com psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: