Psicoterapia e suas opções

Há muitas opções em psicologia:



Psicanálise 

A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud. O psicanalista tanto pode ser um psicólogo, um psiquiatra como outra pessoa que tenha realizado o curso de psicanálise.


Terapia Cognitiva Comportamental

Através de pesquisas (Aaron T. Beck – 1961,1963 e Beck - 1976,1979) houve a constatação de que as experiências pessoais nos levam a formar pressupostos sobre nós mesmos e sobre o mundo.


Terapia Corporal

Psicoterapia corporal é uma terapia orientada para o corpo. Dentre as modalidades há a análise bioenergética, etc.

Psicodrama

Psicodrama pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação (definição obtida da Febrap - Federação Brasileira de Psicodrama)


Psicólogo

Formado em psicologia. Registrado em seu conselho de classe CRP - Conselho regional de psicologia. Freqüentou curso superior de psicologia.
O psicólogo pode ser especialista em clinica (saúde mental), organizacional (departamento de RH), escolar, etc.
Dentro da área clinica o psicólogo pode se especializar em linhas técnicas e teóricas, como por exemplo: psicanálise, corporal, terapia cognitiva comportamental, existencial, etc.
A linha teórica fornece base profissional para atendimentos aos mais diversos quadros clínicos como depressão, TOC, síndrome do pânico, etc.

Psiquiatra

Formado em medicina, registrado em seu conselho de classe CRM –Conselho Regional de Medicina. Como médico está habilitado a prescrever todo tipo de medicamentos, mas sua especialidade são os medicamentos que controlam comportamentos e sentimentos, como tranqüilizantes, antidepressivos, etc.
Alguns psiquiatras também se tornam terapeutas clínicos e para isso escolhem uma das linhas técnicas e teóricas da psicologia.

Neurologista

Formado em medicina e especialista em sistema nervoso. Muitas doenças neurológicas têm sintomas comportamentais e emocionais, talvez por esse motivo muitas pessoas recorram ao neurologista quando se encontram com distúrbios emocionais, mesmo não sendo o mais indicado. As doenças tratadas pelos neurologistas são:
- Dores de cabeça (cefaléia)
- Epilepsia
- Distúrbio do sono
- Neuropatias
- Doenças vasculares encefálicas
- Doenças neuro-degenerativas
- Neuro-infecções (meningite, por exemplo)
- Etc.


Terapeuta

A palavra terapeuta se refere a todo processo de cura, como por exemplo: fisioterapeuta (trabalha com o corpo), psicoterapeuta (trabalha com a mente), etc.

Psicoterapeuta

Nem todo psicoterapeuta tem formação universitária. Existem muitos cursos que formam pessoas que atendem sob esta denominação. 

Analista

É o modo curto de se referir ao psicanalista. De forma geral, analista é a pessoa que analisa (não necessariamente a mente ou o comportamento humano).

Neuropsicólogo

Estuda as relações entre o cérebro, o comportamento e cognição. 


Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo