Aprenda a falar NÃO


“Não diga sim quando você quer dizer não”.

Acredito que possa haver uma grande satisfação interna quando conseguimos ser coerente com nossos valores. 

Algumas vezes pode parecer mais fácil falar o que imaginamos que o outro quer ouvir, talvez pensemos que com isso não haverá insatisfações por parte desta outra pessoa, ela ficaria feliz e colaboraria com nossa felicidade. Mas será que é isso mesmo que ocorre? 

Na verdade, quando dizemos "sim, quando nossa vontade seria de negar aquele pedido, convite ou o que for, estamos, de certa forma, mentindo tanto para nós mesmos como para a outra pessoa. Estamos passando a informação de que não nos incomodamos em aceitar o que foi proposto quando isso não é verdade, e assim imagino que esta outra pessoa agirá de acordo com o que estamos falando, mas será que ficaremos contentes com isso? Será que não ficaremos torcendo para que a outra pessoa advinhe nossos desejos e faça aquilo que realmente nos faria feliz? Mas aonde nos levaria este ato de deixar que o outro advinhe nossas necessidades e as satisfaça? Num primeiro momento pode parecer algo muito bom, mas para onde vai nosso desenvolvimento como pessoas que precisam interagir continuamente com todos à nossa volta?

Situações nas quais as pessoas se colocam devido à dificuldade em dizer "não":

 - Comprar coisas que não quer porque não consegue falar não para o vendedor. Não consegue provar uma roupa e sair da loja sem comprar nada. Ou então se comprou alguma coisa com defeito, ela “engole” esse defeito e não devolve. 
- E no cinema, sabe aquele chato que fica batendo na sua cadeira ou falando alto, quem não sabe falar não também não é capaz de pedir para que essas pessoas respeitem seu espaço. 
- Amigos que pedem coisas que a pessoa não quer fazer, mas para não perder o amigo, para não se indispor acaba fazendo o que não poderia. 
- No trabalho podem surgir convites do chefe, festas que a pessoa só vai para marcar presença, ele nem percebe que ela esteve lá.
- Etc.

Porque há esta dificuldade? Há uma boa lista de possíbilidades, na realidade cada pessoa terá seu motivo, talvez medo de ser mal compreendido, medo de ser rejeitado, medo de ser criticado, de não agradar, medo de ficar sozinho, ou de magoar os outros, etc.

Creio que o mais importante seria o desejo de mudar, com este passo inicial podemos percorrer caminhos para novos aprendizados.





 Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo