Ser excluído por causa do seu comportamento




Sex excluído devido seu comportamento

Tem uma frase famosa que diz que as pessoas são contratadas pelo currículo e demitida pelo comportamento.
Mas eu percebo que em muitas outras situações, não só quando se trata de emprego, as coisas podem correr da mesma forma, ou seja, as pessoas são inseridas nas vidas umas das outras, inicialmente, com poucas informações, ao longo do convívio vamos conhecendo esta pessoa, e o que faz uma pessoa ser excluída do convívio costuma ser comportamentos considerados inadequados ou desagradáveis.
Por exemplo, em uma paquera, as pessoas observam tanto seus comportamentos, por exemplo o sorriso, gentilezas, modo de se dirigir as pessoas, tom de voz, como também alguns detalhes de ordem prática como por exemplo onde trabalha, mora, que roupas veste, que carro tem, etc. Estes elementos podem pesar na decisão de iniciar um relacionamento, mas dificilmente um relacionamento será rompido devido a roupas ou questões não comportamentais. Normalmente o que faz um relacionamento terminar são comportamentos, e deste modo o que faz os relacionamentos perdurarem são os comportamentos.
Esta dinâmica pode ser mais evidente quando falamos do meio organizacional. Por mais que o comportamento seja avaliado em um processo seletivo o currículo sempre terá um grande peso decisório. Mas podemos notar que os motivos, nem sempre declarados, em uma demissão são ações deste funcionário que demostram um estilo não aprovado pela empresa. Por exemplo, uma pessoa com grande conhecimento técnico mas que não colabora com os colegas na transmissão destas informações. Até mesmo quando não há necessidade explicita de interação entre os funcionários, aquele que não interage pode ser visto como não interessante para fazer parte da equipe desta empresa.  Atrasos frequentes podem ser vistos como falta de comprometimento com o trabalho.
Não estou me referindo ao que considero justo ou não, mas ao que vejo acontecendo.

Quando falamos de outros relacionamentos, não necessariamente os relacionamentos de trabalho, também vemos que atitudes podem ser consideradas tão aversivas a ponto de excluir uma pessoa de um grupo ou do convívio com uma pessoa em específico.
Algumas ações podem ser consideradas inadequadas pelas pessoas à sua volta como por exemplo:
Excesso de bebidas ou drogas.
Invasão na privacidade, perguntas intimas demais.
Omissão quando este amigo não está bem.
Não respeitar o horário tanto em relação a horários marcados como em relação ao momento certo de deixar o local.
Pedir dinheiro emprestado, ou seja misturar amizade com finanças.
Fazer comentários negativos referente as pessoas à sua frente ou a ausentes, pois pode passar a impressão que falará sobre esta pessoa quando ela for a ausente do momento.
Falar com aspereza sem necessidade.
Brincadeiras que não agradam.
Falar muito sobre assuntos que não interessam ao outro sem perceber que não está havendo interesse, ou seja falta de empatia.

Não seria questão de ficar se cobrando “O que foi que eu fiz?” Mas identificar formas de manter um bom relacionamento.

Olhando pelo ponto de vista daquele que se afasta de alguém devido seu comportamento, podemos notar que nem sempre será uma decisão consciente. Muitas vezes esta pessoa simplesmente não se sente mais à vontade, ou com vontade, de estar ao lado e opta por outras atividades que não incluem esta pessoa. E neste momento aquele que foi excluído pode interpretar como uma ação direta de rejeição, mas muitas vezes de algo automático e sem maldade. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: