Ouvir o que não foi dito






É comum que tenhamos certeza de que alguém falou uma determinada coisa quando na verdade nada disso foi dito ou pelo menos nada naquele sentido.

Algumas vezes ocorre de forma concreta, como ouvir vozes no quadro de esquizofrenia ou por puro erro de percepção, as vezes é interpretação contaminada por inseguranças, e as vezes estas inseguranças são tão fortes a ponto da pessoa acreditar mesmo naquilo que pensa que foi dito.

Por exemplo:
- Ouvir vozes – Ex: Ouvir alguém chamando quando, por exemplo, estava fazendo algo errado.
- Um profissional, conhecedor de uma área fala sobre seu trabalho “ouvimos” que o certo seria apenas daquela forma que ele descreve, tudo o resto seria errado, e se você faz diferente dele está fazendo errado”.
- Distorcer algo devido às inseguranças. Ex: Alguém fala “você vai com esta roupa” e concluímos que ela está dizendo que a roupa é feia, quando na verdade a pessoa poderia estar pensando que ela pretendia ir com uma igual. E você jura que ela disse que sua roupa é feia.
- Voce conta para alguém que seu projeto não deu muito certo, ela diz “que pena” e você ouve “não poderia esperar nada melhor de você, você nunca fez nada bem feito”. E aí não conta mais sobre seus projetos para “não dar azar”.
- Noticia com acidente de avião. Voce ouve: “Voar é perigoso, devemos ir de carro sempre que possível, ou só fazer as viagens de avião que sejam extremamente necessárias”.
- Parente conta de seus sucessos, e quando vai embora você diz: “Voce ouviu ela dizendo que é melhor que a gente?”
- Quando alguém diz: “Isso é coisa sua, eu não disse nada, você ouve ele te dizendo que você é louco.
- Colocações abertas: “Voce sabe o que eu espero de você”. Na verdade não sabe mas conclui que ele está dizendo que espera que você seja perfeita, faça exatamente como ele faria, quando na verdade ele pode estar querendo outra coisa totalmente diferente.
- Se alguem diz: “não ficou muito bom, mas da próxima vez você pode melhorar”. Voce ouve: “Voce faz tudo errado”.
- Se alguem diz: “em quanto eu aguardava você chegar, acabei fazendo bobagens”. Voce ouve: “A culpa foi sua”
- Quando alguem diz: “Maria falou mal de você, e vc entende que Mariana falou mal, na hora a pessoa corrige, mas de alguma forma continua uma sensação de que foi Mariana que falou mal, e mesmo com a correção você passa a sentir certa rejeição por Mariana, mesmo sabendo que ela não fez mal algum.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: