Falsidade, "puxa-saco" e afins






Pessoas "falsas"

Lidar com uma pessoa que não se coloca da forma que realmente é pode gerar muito desconforto. Às vezes encontramos aquele que não fala o que realmente pensa, pelo contrário se coloca como se fosse muito melhor, diz que gosta do outro, mas o apunhala pelas costas, diz que sua vida está ótima mas na realidade está com mais dificuldades que a maioria. É comum esta pessoa levar o nome de “falsa” pelo grupo que a rodeia.

Porque incomoda tanto lidar com pessoas denominadas falsas?

Algumas vezes seria o desconforto em não saber o que o outro pensa, em outras ver que ele pensa exatamente o contrário do que diz. Em outras seria o medo de que ele realmente convença alguém e você, na comparação, saia perdendo. Ex: Seriado unbreakable onde o homem que colocou quatro mulheres em cárcere privado 15 anos com a justificativa de estar defendendo-as do fim do mundo, ainda consegue admiradores.

A mentira provoca raiva por promover a incerteza

As pessoas tem forte necessidade de certezas. Por isso propagandas enganosas são tão combatidas, pois podem iludir um grande número de pessoas que se encantam com as certezas que elas inspiram, por exemplo: “Este remédio eliminará a doença por completo, sem efeito colateral, com apenas uma dose que não dói e não tem gosto ruim.” Parece encantador, oferece muitas certezas, mas é falsa. 
A pessoa falsa tem características muito parecidas com a propaganda enganosa da televisão.

Descoberta tardia da falsidade

Neste caso o desconforto pode ser muito maior. Decepção. Sensação de ter entrado em uma armadilha, de ter sido feito de bobo, enganado.

Por que algumas pessoas se comportam desta forma?

Dificuldade em discordar. Necessidade em agradar. Insegurança em se colocar como realmente é. Tentativa de obter vantagens, sendo que acredito que a maioria das pessoas sentem muita raiva do falso por acreditar que em todas as situações ele está sendo desonesto, mas não devemos descartar as outras possibilidades.

Como lidar?

“Voce não pode controlar o mundo mas pode controlar como vai reagir à ele” – frase do filme Voce de novo.  Talvez o melhor seja não tentar mudar o outro, mas lidar com seus sentimentos com relação à isso, aprender formas de não se deixar enganar e até entender porque você abala.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: