Pensamentos disfuncionais





Pensamentos disfuncionais
Palavra disfuncional pelo dicionário: Que apresenta disfunção; que funciona incorretamente; que não funciona de forma normal.
Ou seja, trata-se de pensamentos que não funcionam, que atrapalham. ;
Por exemplo: “Nem adianta tentar uma promoção na empresa, eu sei que o chefe prefere o outro funcionário e nunca me escolherá”.
Porque é disfuncional: Por mais que nos apeguemos a nossas certezas normalmente vale a pena trabalhar com o benefício da dúvida em várias situações. Por exemplo, é possível que os sinais que esta pessoa tenha interpretado como preferência do chefe seja apenas simpatia pessoal, não necessariamente o considere melhor funcionário. De toda forma a capacidade profissional desta pessoa pode progredir com o tempo, com dedicação e estudo dos conteúdos importantes para esta empresa.

Então pensamento disfuncional é um pensamento negativo?
Não. Tem pensamentos bem positivos que podem ser disfuncionais, por exemplo: “Não aceito a formalidade do fórum, e mesmo sendo um notório advogado vou me apresentar ao julgamento de meu cliente usando biquíni amarelo e chapéu de palha”.  Por mais otimista que esta pessoas sejam, vejo boa chance de não ser bem sucedida neste dia.

Alguns pensamentos disfuncionais típicos de alguns quadros clínicos:
- TOC: “Se eu não arrumar todos os quadros de forma milimetricamente organizados eu vou se sentir muito mal”. “Se eu não guardar todos estes jornais, de anos atrás, posso precisar de algum conteúdo e terei problemas”.
- Síndrome do pânico: “Se eu estiver em um lugar onde não tenha acesso à um hospital, passarei mal e morrerei”. “Se eu estiver sozinho em casa, ou andando na rua sozinho, passarei mal e morrerei”.
- Depressão: “Minha vida está toda errada, nunca poderei ser feliz novamente, coisas boas jamais acontecerão comigo”
- Ansiedade: “Será que dá tempo?” “Será que vão gostar de mim?” “E se o trem atrasar?”

Pensamento disfuncional inconsciente
Não é porque o nome é “pensamento” que se trata de algo que se passa em sua cabeça com todas as palavras. Muitas vezes a pessoa traduz estes pensamentos como uma impressão ou sensação.
Esse fluxo de pensamento não manifesto pode ser trazido à consciência com um pouco de treinamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: