Mentiras contadas nos relacionamentos





Mentiras no relacionamento 


Vi uma matéria no yahoo onde dizia que um programa de TV no Reino Unido quis descobrir quais mentiras são as mais contadas entre os casais.

O programa perguntou a 2.000 pessoas sobre honestidade em seus relacionamentos, a fim de enumerar as 20 mentiras que todos nós contamos, e chegou a números estatísticos interessantes. 25% dos participantes não confiam em seus companheiros e 15% dizem criar uma mentira para iniciar uma relação, mantendo a mesma até hoje.

Claro que não podemos considerar como um trabalho cientifico. Mas podemos pensar sobre o assunto.

É comum casais mentirem um para o outro? Por que?


É comum as pessoas mentirem. Mesmo sem ninguém ensinar as crianças mentem para conseguir o que querem, ou para se proteger me levar bronca.
As pessoas aprendem a mentir para proteger o sentimento do outro em fases mais avançadas do desenvolvimento.
E casais são compostos por pessoas e pessoas que estão querendo manter o relacionamento podem cair na tentação de contar mentiras.



  Por que a mentira pode ser prejudicial para uma relação?


Tem mentira que não é prejudicial. Acredito que uma pessoa que percebe seu parceiro mentindo para proteger seus sentimentos pode perceber algo de positivo, mesmo que declare querer a verdade, como por exemplo as famosas perguntas “Estou gorda? Estou velho?”

Mas quando a mentira passa a ser uma prova de que o outro não é confiável o relacionamento pode começar a desmoronar.

Se um pessoa passa a falar que vai a um lugar quando vai a outro, que esconde seu cartão de credito, bloqueia o celular, ou seja, mesmo que não esteja mentindo está obstruindo a possibilidade do outro ter acesso a informações o relacionamento pode ser contaminado.


Por que a mentira é tão comum hoje em dia entre os casais?


Será que é coisa de hoje em dia? Ou será da natureza humana?
Quem não mente?
Sabemos que falar a verdade o tempo todo, e consideramos a “verdade” como todo pensamento “cru” que uma pessoa tem, pode ser um desastre social.
Uma pessoa que considera a outra chata, mas quer manter o bom clima não diz isso para outra por mais que pense, ela poderá ser elegante e sair das situações desconfortáveis sem magoar a pessoa.

Os motivos que mantém uma pessoa mentindo:

- a sensação de que não vai ser pego, sendo assim acredito que há um certo otimismo no mentiroso, exceto quando a angustia da mentira o toma a ponto de seu sofrimento acarretar damos emocionais em várias áreas.
- considera que a verdade não é da conta do outro, por exemplo quanto gastou (do próprio dinheiro) para comprar tal objeto.


As vezes mentiras sem saber que aquilo é uma mentira, por exemplo: “nunca vou te magoar”,  pois pode acabar fazendo coisas que não acredita que magoam.


Outras mentiras, as vezes não ditas de forma expressa, mas acredito que são as que mais podem machucar, por exemplo: “vou te amar para sempre”, “nunca vou te trair”, “jamais te desrespeitaria”, “sempre estarei atendo para não ferir seus sentimentos”. E com o tempo esta mesma pessoa pode estar online em conversa erótica com alguém e acreditar que isto não é trair, pode desmerecer esta pessoa em público sem se importar com seus sentimentos, etc



Mentiras para preservar seu próprio conforto:


“Eu estou te ouvindo”                                  “Não estou de mau-humor”                      “Bebi apenas um copo”
“Eu não tinha visto sua mensagem”           “Você não está gorda (o)”                      “Estou comprometida (o) com a minha dieta”
“Esta roupa não é nova”                               “Eu não quebrei isso”                  “Eu estava com meus amigos”
“Eu não comi aquele doce que estávamos guardando”                                “Eu nunca te traí”
“Não fui eu que risquei o carro”


Mentiras para preservar o sentimento do outro:


“Eu tive um orgasmo”
“Seu bumbum não parece grande com essa roupa”
“Eu não estava interessado só na aparência”
“Estou guardando a roupa que me deu para uma data especial”
“Eu gosto do que você cozinha”
“Eu gosto dos seus pais”

Mentira tanto para preservar o sentimento do outro como o próprio conforto:

“Eu não tenho um passado com aquela pessoa”





Reportagem mencionada:






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: