Esquecendo um amor - Com vídeo





Algumas vezes pode ser necessário tentar esquecer um amor


Quais situações nos coloca a necessidade de esquecer um amor?

Quando percebemos que o sentimento não é reciproco.
Quando percebemos que o que o outro chama de “amor” trata-se de dominação ou algo que nos prejudique.
Quando a outra pessoa se foi definitivamente (faleceu).
Quando situações mais fortes que nós que impedem o relacionamento, por exemplo: forte oposição da família, diferenças religiosas, etc.
Distância física (geográfica) sem possibilidade de proximidade.

Será que era amor? O que é amor?


Algumas vezes cabe avaliar o que chamamos de amor, é possível amar uma pessoa que nos fere? Será que este sentimento que nos conecta a esta pessoa não poderia ser outra coisa?
Podemos mudar a forma de amar, o que era um amor romântico pode virar um amor fraternal, e vice versa.

Qual o tempo limite de relacionamento para sabermos que haverá dificuldade no esquecimento deste amor?


Não há. Existem pessoas que não esquecem o relacionamento que nem foi iniciado, outras consideram que sua dificuldade está no tempo que este relacionamento existiu. Mas não será que um tempo longo apresentou outras características ao relacionamento que não necessariamente amor? será que o fato de ter se acostumado com a presença do outro ofereceu um conforto que o deixou acostumado a isso e a dificuldade não estaria no rompimento de uma rotina e não do amor em si?

Esquecer é o mesmo que se afastar?


“Aquele que te ama nunca irá te abandonar, pois mesmo que existam 100 razões para desistir ele vai encontrar 1 para continuar ao seu lado (Ratan Tata empresário indiano)” – isso pode ser bom de ouvir quando pensamos na pessoa que não queremos que nos abandone, mas e quando a pessoa nos ama mas nós não a amamos?

Alguma veze sentimos que precisamos esquecer alguém, e o que pode ajudar seria a distancia física e emocional. Focar em outras coisas.

É possível esquecer um sentimento?


Um sentimento pode não ser esquecido, mas você pode sempre lembrar que um dia ele existiu, mas pode senti-lo com menos intensidade e até mesmo deixar de senti-lo. 

Quais pessoas podem ter mais dificuldade em esquecer um amor?


Talvez as pessoas que tenham alguma dificuldade em lidar com sua autonomia, pessoas com características dependentes, pessoas com problemas de solidão ou dificuldades em relacionamento de forma geral possam ter mais dificuldade em se desligar de uma pessoa.
Algumas vezes a sensação de que não encontrará alguém tão bom quanto esta pessoa, ou que ela não merece receber atenção de outra pessoa que seja interessante pode fazer com que sua ligação fica mais difícil de ser rompida.

E se não esquecer?


Caso o sofrimento esteja impedindo a execução das tarefas do dia a dia, caso sua vida esteja sendo prejudicada ou limitada em algum aspecto é possível contar com um psicólogo para trabalhar nesta questão.




Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
 


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: