Auto depreciação - Com vídeo





Algumas vezes é um habito que tem a finalidade, mesmo que não consciente de angariar simpatia, outras representa a imagem que a pessoa faz de si mesmo.

O risco de apontar os próprios defeitos seria o de colocar o foco justamente nos aspectos que não quer que o represente.

Falar mal de si mesmo 

 

Falar mal de si mesmo para o chefe pode convence-lo de que vc não seria um funcionário que vale a pena manter na empresa, quando pode ter outras pessoas com menos qualificação que conseguem mostrar o que vale a pena em si para que se mantenham no emprego.

Se colocar para baixo pode não ser estimulante para as pessoas próximas. Num primeiro momento pode passar a impressão de que vc está se abrindo, sendo uma pessoa verdadeira e dando oportunidade para que o outro a conheça em toda sua verdade, sem vergonha de mostrar os pontos fracos. Mas quando isso se torna uma rotina pode passar a informação, mesmo que não verdadeira, de que vc realmente não tem autoestima.

Conhecendo a dinâmica humana:

A auto depreciação pode significar falta de conhecimento de si mesmo, ou da dinâmica do ser humano. Talvez vc tenha a expectativa de que as pessoas que não são perfeitas, que não tem o desempenho perfeito, a aparência perfeita, sejam desprezíveis.

Percepção do outro:

É possível que a pessoa que se auto deprecia também não tolere a imperfeição do outro, ou o oposto, que considere toda e qualquer pessoa perfeita, menos ele mesmo.

Quando a auto depreciação traduz a auto percepção:

No dicionário a palavra auto depreciação está definida como “não se dar o justo valor”. Ou seja, mesmo que a pessoa considere que tenha pouco valor ou qualidades não está sendo justa consigo mesmo por não ter a percepção real de suas características.
Então auto depreciação significa erro de percepção. E não a constatação de pontos a serem melhorados.

Erros de percepção podem ser difíceis de serem corrigidos sozinhos, pois é necessário que novas informações sejam aceitas mesmo que contrárias ao que foi estabelecido como verdade até então, pois o que as pessoas próximas percebem como auto depreciação a própria pessoa pode considerar que se trata de auto critica verdadeira. 





Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui 

Um comentário:

  1. Segundo a psiquiatra eu sou uma pessoa auto depreciação, porém ela não explicou em que sentido. Estou procurando ajuda

    ResponderExcluir

Seus comentários são bem vindos: