Troca de casais / casas de swing – Opinião de uma psicóloga



Entrevista cedida pela psicóloga Selma Alves para revista Glamour 

troca de casais opinião de uma psicologa

Quando um casal está preparado para frequentar uma casa de swing?


Quando já foi intensamente conversado a decisão de frequentar casas de swing, quando o desejo é de ambos, já foram acordadas as regras, limites e todas as fantasias de forma transparente e principalmente se é desejo do casal tal prática, se for desejo apenas de um poderão surgir vários problemas.

O que é importante para as mulheres, que geralmente sofrem com repressão sexual, precisam saber sobre a prática do swing antes de topar qualquer troca?

A base do problema está no sofrimento, pois é possível passar por repressão sexual e não sofrer com isso.
A mulher que sofre com a repressão sexual, normalmente não tem seus valores e crenças bem elaboradas e definidas, e normalmente observa-se impactos na auto estima, na autonomia e liberdade para decidir o que quer para si própria independente da opinião alheia.
É importante que a mulher esteja bem consigo mesma, antes de decidir se disponibilizar a uma relação de entrega sexual com diversos parceiros, a consequência disto poderá ser diversos traumas.

mulheres que sofrem com repressão em troca de casais

Como escolher o outro casal? O que levar em conta?

Este também é um critério que deve fazer parte da conversa do casal antes da prática do swing.
O outro casal e/ou outros parceiros deverão ser escolhidos mediante critérios aceitáveis e concordância de ambos os membros do casal.

Como se preparar para ir pela primeira vez a uma casa de swing?

Conversar sobre:
-  status da relação, normalmente o casal procura este “estilo de relação” para apimentar, trazer novas emoções e novidades para a relação que está se desgastando, e neste caso a decisão pelo swing poderá ter efeito contrário, ou seja, piorar ainda mais a situação,
- os membros estarem de acordo com a decisão, espera-se aqui que nenhum dos membros decidam ir pela primeira vez como o objetivo de atender à pressão do parceiro,
- conversarem quando irão, qual o comportamento a ser adotado no local quando um dos dois não aceitarem determinada situação, o que será aceito e o que não será aceito, qual o critério de escolha dos demais parceiros, e outros aspectos já conhecidos pelo estilo do casal.

Ciumes na troca de casais

E se pintar ciúme?

Alguns casais tem utilizado esta forma de relacionamento sexual para apimentar a relação e dar novas emoções, o que no parceiro ciumento já poderá deflagrar uma “guerra declarada”.
O ciúme também deve ser um medidor na decisão de optar pela prática do swing e ambos os membros do casal deverá se auto avaliar para observar o que será suportável, assim como a atitude a ser tomada pelo casal se no local do swing venha a surgir o sentimento de ciúme.

Como garantir a segurança na hora de fazer a troca?

(Obs. Não entendi que tipo de segurança)
Segurança quanto à integridade física do casal: indispensável o uso de métodos contraceptivos e de doenças sexualmente transmissíveis.
Segurança emocional: imprescindível maturidade emocional para tal prática, exemplificando: auto estima, consciência plena de si mesmo (a) e do (a) parceiro (a), facilidade em relacionar-se com alguém sem risco de vínculo emocional.

garantir a segurança na troca de casais

E se o homem não gostar da experiência, mas a mulher sim. O casal deve insistir?

Tenho visto em consultório tamanha consequência da decisão pelo swing/troca de casais pelo sentimento velado de arrependimento, não tolerância em ver o parceiro (a) com outra pessoa.
Na maior parte destes casos, insistir nesta prática pode significar expor o parceiro a uma forte violência emocional além de fazer surgir ou intensificar problemas já existentes na relação.

Que tipo de regras o casal deve ter para praticar swing?

Cada casal tem sua funcionalidade, afinidade e valores. É importante que o casal estabeleça as regras que sejam congruentes com estes aspectos.

regras para praticar swing

Como escolher a casa ideal para ir pela primeira vez?

Através de pesquisas no site para visualização do local, contato com os representantes da casa a fim de saber sistema interno e suas funcionalidades.
Atualmente, estes estabelecimentos possibilitam ao casal iniciante apenas observarem, sendo também uma opção para decisão quanto à participação ativa.

E se, no meio da prática, um dos parceiros não se sentir bem com a experiência?

Ter maturidade para identificar e assumir o momento e a decisão de parar, se colocar como ser prioritário de toda a relação independente da resposta comportamental do parceiro no momento.
Este também é um critério a ser acordado no momento da decisão pela iniciação do swing. Diz respeito à própria individualidade.

Conselhos para casais iniciantes no swing

Dê um conselho para casais iniciantes no swing.

Decidir pelo Swing como uma tentativa desesperada de inserir novidade à relação, ou como uma forma “honesta” de realizar as fantasias é uma opção, mas não a decisão ideal se houverem lacunas na relação a dois.
No entanto, a decisão pela prática do swing leva pessoas com sequelas emocionais a procurarem a psicoterapia objetivando de refazerem das consequências da decisão.
É importante observar há diversas outras opções para apimentar uma relação.




Selma Alves da Silva 
Psicóloga
CRP 06/95648



psicologa selmaSelma Alves da Silva - Psicóloga CRP 06/95648
Atende à adulto à idoso. Casal. Família. Psicoterapia Cognitivo Comportamental.
Depressão e demais transtornos de humor. Ansiedade. Síndrome do pânico.Terapia Breve para casais. Psicopatologia. Fobia. Relacionamento. Transtorno alimentar e obesidade. Coaching. Sexologia – disfunções sexuais. Transtornos de personalidade. Habilidades Sociais. Teste vocacional. Supervisão à psicólogos.






Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: