Orientação profissional e planejamento de carreira


O que é Orientação profissional e planejamento de carreira
O que é orientação profissional e planejamento de carreira?


Orientação profissional


Você pode contar com um profissional para fazer uma análise e orientação da sua situação profissional, tendo em conta o seu nível de formação é possível definir ambições pessoais e descobrir quais caminhos você pode tomar. 
Devemos considerar também que algumas caminhos requerem muito tempo e esforço, mas que pode ser recompensador.Caso perceba que a escolha da carreira precisa ser melhor trabalhada voce pode contar com a orientação vocacional, onde um psicólogo poderá realizar a análise, com aplicação de testes vocacionais ou não, de todas as possibilidades vocacionais.

Orientação profissional e Orientação vocacional
Orientação profissional e Orientação vocacional

Cinco pontos para refletir na orientação profissional:



Os 5 passos listados abaixo fornecem suporte para avaliar a situação profissional e pessoal em perspectiva para uma mudança na carreira:

1) Quais são minhas habilidades e meus interesses

Prepare uma lista de suas habilidades e seus interesses. As seguintes perguntas podem ajudar neste exercício: Quais são os meus interesses? Que tipo de treinamento eu tive, que profissão eu exerci, quais foram meus trabalhos? Que habilidades e experiências profissionais adquiri? Quais são as minhas experiências fora do ambiente de trabalho que podem ser relevantes?

Orientação vocacional e análise do comportamento
Orientação vocacional e análise do comportamento

2) Minhas expectativas

O quão importante seria em sua carreira e vida pessoal o prestígio profissional, os recursos financeiros, a família e o tempo de lazer? Pense sobre quais valores são importantes para você e no que quer colocar ênfase para os próximos anos: Quanta energia e tempo deseja disponibilizar para o trabalho? Quais metas perseguir?
Um psicólogo comportamental poderá realizar a análise do comportamento tendo em vista a orientação vocacional e planejamento de carreira. 

3) A família e profissão

É importante que os seus projetos sejam elaborados não tendo em vista apenas o aspecto profissional, mas também o familiar. Como conjugar os seus interesses profissionais com projetos no campo afetivo? Você pretende dispor de quanto tempo para família?

4) Obter informações sobre opções de formação e treinamento

Primeiro de tudo, é importante perguntar se você deseja um refinamento permanente no mesmo campo profissional ou se pretende inovações ao longo do caminho. Descarte imediatamente opções irrealizáveis.
Um psicólogo especializado, poderá realizar a orientação vocacional, ou teste vocacional, utilizando a abordagem clinica.

Orientação profissional ou teste vocacional Abordagem clinica
Orientação profissional ou teste vocacional na Abordagem clinica

5) Materializar a escolha

Uma melhora ou uma mudança profissional requer uma preparação cuidadosa. A fase de implementação, muitas vezes leva vários meses, porque é necessário considerar vários aspectos como:

  - Custos: Além do custo de cursos,  deve ter em conta a perda de rendimento resultante do trabalho que você pensa em parar. Você deve pensar com antecedência e elaborar um orçamento que permite que você tenha as reservas financeiras para se apoiar durante o treinamento.
 - Tempo: Uma melhoria ou alteração profissional pode afetar sua capacidade de trabalho e seu tempo livre,
 - Requisitos: Não se esqueça de considerar que para algumas formações estão previstos procedimentos de admissão que podem exigir tempo adicional (estágios preliminares, especializações, etc.).
 
    
    Fonte https://www.berufsberatung.ch/


orientação profissional autoconhecimento planejamento de carreira
Orientação profissional: Autoconhecimento e planejamento de carreira

Planejamento de carreira




O planejamento de carreira está intimamente relacionado com seu autoconhecimento, pois todo o processo de orientação profissional visará um "casamento" de seus desejos, sonhos com a realidade prática.
Planejar sua carreira lhe permite procurar em o emprego desejado. Para encontrar uma carreira gratificante deve-se refletir sobre o que quer fazer e como atingir o seu objetivo.
Seguindo seu plano de carreira, você pode concentrar sobre no quer fazer e o que está disposto a fazer para alcançar seu objetivo. E se você está preparando o seu CV, esta reflexão lhe permitirá explorar melhor suas habilidades e sua experiência profissional.
1. Faça uma lista do seu know-how,  estabeleça as competências adquiridas por todos os empregos anteriores.
2. Identifique o seu interesse profissional. Para definir o setor profissional que lhe interessa mais, pense no que você realmente quer fazer (no local de trabalho, mas também na vida diária).
Pense nas experiências profissionais que enriqueceram você. Avalie o quanto você tem apreciado, os desafios que você enfrentou com prazer e o que tomou de todas estas experiências profissionais.
Finalmente, pergunte sobre o tipo de aplicação que melhor corresponda aos seus interesses e seu
know-how.

Fonte: https://www.manpower.ch




Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui