Fobia social Tratamento


fobia social tratamento


Como tratar a fobia social?


Cerca de 5 a 10% das pessoas sofrem algum momento de fobia social. Portanto, este é um dos transtornos mentais mais comuns.
Fobias sociais são caracterizadas por medo persistente e recorrente de estranhos ou pessoas desconhecidas. Outra característica da fobia social é o medo. Isto significa um medo acentuado e persistente que geralmente se refere a uma situação de receio da avaliação feita por outras pessoas.

Para as pessoas socialmente fóbicos a maioria das situações que provoquem ansiedade são as que incluem falar em público (por exemplo, em um grupo dizer algo).  Outros exemplos de situações assustadoras se referem a realização de compras sozinho,  telefonemas, ir à festas,  falar com autoridade ou a entrar em contacto com outras pessoas.








fobia social sintomas

Como se identifica a ansiedade social. Sintomas:


As ansiedades descritas se manifestam em vários níveis. No nível físico, por exemplo, apresentam sintomas tais como a suor, palpitações, dor abdominal, tremores, nervosismo ou tensão. No nível cognitivo (intelectual), a auto observação, principalmente, sobre a sua própria inadequação. Medo que demonstre um comportamento embaraçoso ou inadequada e ser visto por outros como estúpido, fraco ou tímido, sem que isso necessariamente seja verdade. Também um sentido de "negligência" pode ocorrer. No nível comportamental é principalmente a evitação de situações sociais ou potencialmente ameaçadoras, como estar no centro das atenções. Além disso, o contato com os olhos é muitas vezes evitado por pessoas fóbicas e fala pouco ou em tom muito baixo.

Em crianças que sofrem de ansiedade social, esses medos podem expressar-se em reações como apego, choro, ataques de raiva, etc.

fobia social na adolescencia


Que consequências pode ter o portador de fobia social na adolescencia?

Ao contrário de transtornos mentais, que aparecem mais exteriormente (por exemplo, TDAH ou transtorno de conduta), transtornos de ansiedade muitas vezes não são reconhecidos e tratados nem an ainfancia nem na adolescencia. O tratamento da ansiedade social clinicamente relevante é, contudo, de grande importância, uma vez que a doença não tratada continua frequentemente na idade adulta e pode afetar o desenvolvimento como um todo.

Se nenhuma intervenção direcionada,  devido a evitação de contato com outras pessoas é possível que haja o impedimento de adquirir habilidades sociais adequadas e, portanto, restringir a construção de amizades. Isso as impede de ganhar experiência, que são importantes para o desenvolvimento da individualidade, independência e sua própria identidade. Além disso, eles podem não ter amizades, sendo este um recurso emocional importante que pode ser útil no combate às situações difíceis.

Além disso, ocorrem como resultado de ansiedade social, muitas vezes em dificuldades escolares. Muitas crianças evitam contato com colegas, têm inibições para abordar os professores, são limitados em sua participação oral e sofre de nervoso ao prestar provas.

A ansiedade social também representa um fator de risco para outros problemas de saúde mental como outros transtornos de ansiedade ou depressão.

vencendo a fobia social

Vencendo a fobia social


Existem algumas intervenções que tiveram sucesso no tratamento de fobia social. Assim, uma combinação de processos cognitivos em que as opiniões negativas de pessoas que estão com ansiedade social em primeiro plano, e métodos de exposição em que você coloca  as situações temidas, o medo por julgamento, mostrou-se particularmente eficaz.

A fim de desenvolver abordagens de tratamento, primeiro é importante entender como medos sociais são criados e mantidos.


Fonte: www.psychologie.uni-freiburg.de



Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui