Está estressado? Calma, fique tranquilo!

tratamento do estresse pela psicologia
Muitas vezes pode não ser muito reconfortador ouvir a frase “calma, fique tranquilo” quando estamos bem no meio do turbilhão de acontecimentos e emoções. Por mais boa vontade que tenha esta pessoa que deseja que fiquemos calmos, simplesmente dizer para ficar calmo pode não ser suficiente.
Você foi demitido, romperam o relacionamento contigo, está para entrar em uma cirurgia, o chefe solicitou algo impossível, bateu o carro... Enfim, são muitas as situações que podem nos estressar.
Algumas pessoas creem – e tem ótimas intenções – que pedir para alguém ter calma nestes momentos sempre acalmará o outro. Mas algumas vezes o resultado pode ser outro,como por exemplo  a pessoa que está passando por situações fortes que a deixam com medo, apreensiva, preocupada, apavorada... não tem nem condições de responder a estas pessoas, bem intencionadas, e pode se calar ou explodir.
Opção 1 – Você se calou:  ficar muda, por pura paralisia e falta de reação, pode passar a impressão de que “deu certo” e que foi muito bom ter este outro ao seu lado pedindo para você ficar calmo. Isto o fará repetir o comportamento outras vezes com você e com as próximas pessoas estressadas ao seu redor.
Opção 2 – Você explodiu:  Explodir, em algumas situações pode até aliviar mas poderá deixar todos indignados “como você pode ser tão insensível e tratar desta forma quem só quer o seu bem e está lhe pedindo para ter calma”.  Mas será mesmo insensibilidade?
Qual seria a saída para lidar com estas pessoas que surgem com soluções mágicas, neste caso pessoas que acreditam que simplesmente dizer “calma, fique tranquilo” ajudará a superar o problema.  Uma das possibilidades seria a assertividade, por exemplo dizer “sei que você tem boas intenções, mas estou me dando o direito de “pirar” um pouco antes de procurar soluções. Você também pode levantar sua mão e com este gesto dizer tudo o que precisa “não fale agora, prefiro silencio, quando tiver condições de falar no assunto eu te procurarei”. Ou pode tomar outra atitude que tenha mais a ver com seu estilo. Na verdade este texto tem a intenção de mostrar que algumas vezes a ajuda oferecida pode ser mais um problema a ser enfrentado, mas que podemos lidar com ele sem nos sentir aprisionados na situação.
Você  pode pensar: “Poxa vida, que mal há em ter amigos te acolhendo e dando uma força”? Eu acredito que é muito bom ter ajuda, mas  a melhor ajuda é a solicitada. Ajuda não solicitada pode vir com a obrigação de que você responda exatamente conforme a expectativa de quem está te ajudando e a posterior cobrança por ter ajudado.
Escolha quem vai te ajudar. Receber ajuda de quem está por perto naquele momento, pode ser uma casualidade e não a ajuda ideal. Ajuda de quem se esforça demais para entrar em seus assuntos pode ser pura invasão.
Ajuda escolhida, pensada por você e percebida como capaz  fazer a coisa certa é a que vai te trazer benefícios e não problemas a mais dos que você já tem.
Uma destas ajudas pode ser a profissional, de um psicólogo que poderá te ajudar a desenvolver auto controle para os momentos  complicados.





Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo