Mulheres que não conseguem ficar sozinhas


Vou falar um pouco sobre minhas observações a respeito de algumas mulheres que apresentam muita dificuldade em ficarem sozinhas.

Algumas vezes  a dificuldade pode estar em ficar sozinha apenas alguns dias, horas ou momentos. Neste caso falo de mulheres que possuem família, amigos e relacionamentos satisfatórios mas o simples fato de ficar um certo período de tempo longe destas pessoas já pode causar um certo desconforto e algumas vezes até sofrimento. São casos onde pode haver alguma dependência emocional levando a pessoa a creditar que não conseguiria resolver questões básicas do dia a dia sem ter estas pessoas por perto. Algumas vezes seus entes queridos podem estar longe devido às necessidades do trabalho ou até mesmo por opção, quando por exemplo o marido prefere passar algum tempo com seu grupo de amigos. É possível que esta mulher acredite que se o marido não estiver com ela todos os minutos do dia ele estaria demonstrando falta de sentimentos verdadeiros por ela. 

Outras vezes a dificuldade pode estar em manter um certo período sem realcionamento amoroso, levando esta mulher a pular de relacionamento em relacionamento independente da qualidade da interação. Dá a impressão que o ditado "ruim com ele, pior sem ele" ou "melhor mal acompanhada do que só" se faz presente nestes casos. 

Eu considero engrandecedor o desenvolvimento das capacidades tanto de manter relacionamentos harmoniosos  como de conseguirmos nos relacionarmos conosco mesmo
Saber que podemos contar com nossa própria companhia, que conseguiremos identificar o que nos satisfaz,  que somos capazes de nos divertir em atividades realizadas sem companhia pode nos ajudar em nosso equilíbrio emocional.

Talvez possa ser interessante olhar para dentro de nós mesmos e identificarmos de onde vem esta necessidade da manutenção da companhia eterna. Será que não fomos estimuladas à sermos independentes? Será que não aproveitamos as oportunidades em descobrir o quanto pode ser interessante o desfrute de momentos de instropecção?









Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo