Ler pensamentos, é possível?

Eu gosto de pensar no fascínio que as pessoas tem em saber o que o outro está pensando. Parece que não acreditarmos muito no que as pessoas dizem e consideram que por baixo de cada frase há sempre pensamentos contrários ao que foi dito.   

Será que se fosse possível ler pensamentos teríamos mesmo informação sobre os sentimentos, pois vamos considerar que muitas vezes pensamos que sentimos algo sobre uma pessoa, lugar ou assunto mas quando investigamos mais profundamente percebemos que estávamos errados sobre nós mesmos. Ou seja, uma vez que é difícil nós mesmos nos conhecermos seria possível outra pessoa saber tudo sobre nós? 

Será que se conseguíssemos ler pensamentos teríamos informações realmente fidedignas a respeito do que se passa na mente da outra pessoa?  

O que dizer das mudanças de pensamentos desta pessoa? Não seria possível continuarmos enganados sobre a outra pessoa que, por exemplo se acreditava apaixonada por Joãozinho, mas que no dia seguinte percebeu qualidades que não admira no Joãozinho e já não nutre mais sentimentos romanticos por ele, mas como só lemos o pensamento no dia anterior nos mantemos enganados sobre o que esta pessoa pensa e sente. 

E enfim, ainda penso. Qual a necessidade em saber o que o outro pensa? Seria curiosidade, ou medo, de que pensem algo negativo sobre nós?

Há estudiosos da linguagem corporal que dizem que o corpo pode passar informações que a linguagem verbal não expressa, ou seja, poderíamos "ler" o que o outro pensa  observando seus movimentos e posturas corporais. 


 O livro "Linguagem corporal" dos autores Allan e Barbara Pease dão algumas dicas, resta a nós observarmos o quanto poderia ser verdadeiro:


· Quando você fala a uma pessoa que mantém o queixo abaixado e braços cruzados, saiba que você não está sendo bem recebido.

· Esconder as palmas das mãos significa que a pessoa não está sendo franca.

· Receber um aperto de mão mole ou vacilante significa que você está diante uma pessoa de caráter fraco.

· Pupilas contraídas, sobrancelha erguida e tremor no canto da boca significa falta de sinceridade.

· Se você for recebido  com as mãos abertas e palmas voltadas para cima, esta pessoa está pronta para se entregar a você.

· Se alguém, ao lhe cumprimentar, virar a sua mão para baixo, significa que está tentando lhe dominar.

· A mulher que lhe sorri sem mostrar os dentes, sinto muito, mas não está sendo sincera contigo.

· Homens segurando as mãos com os braços abaixados estão vulneráveis.

É muito importante você saber que os gestos devem ser lidos conforme o contexto, por exemplo coçar a cabeça não necessariamente significa dúvida ou mentira, pode significar apenas caspa ou piolho, tudo depende dos outros gestos que venham a seguir.
Um homem no ponto de ônibus num dia de inverno com os braços cruzados e queixo abaixado provavelmente está com frio e não numa atitude defensiva.



Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo