Trauma emocional

Ouvimos a palavra trauma quando se referem a um acontecimento que tenha deixado marcas emocionais, talvez esta marcas influenciem na forma como a pessoa passe a lidar com situações semelhantes ou situações que de alguma forma lembre o evento traumático. 

Algumas vezes estas marcas emocionais compõem o quadro de Transtorno do Stress pós Traumático, outras vezes não configura o TSTP mas ainda assim pode ser significativo o suficiente para ocorrer alguns sintomas.

A palavra trauma foi absorvida da física, onde trauma se refere à pressão que os materiais sofrem. Considerou-se que a dor emocional causada por situações fortes seriam comparáveis à ruptura física de um elemento. 

Um trauma emocional costuma ser um evento  significativo para a pessoa em questão, ou seja, nem sempre o que traumatiza uma pessoa causará sofrimento à outra, talvez a capacidade de resiliência ou os eventos que precederam este trauma influenciem em seu resultado. 

É possível que um mesmo tipo de evento não cause trauma em situações iniciais, mas sua repetição pode fragilizar de forma a causar sofrimento depois de algum tempo, podendo causar estranheza às pessoas próximas por considerarem que esta pessoa já havia se mostrado "forte" para tal situação. 

Um trauma pode ser um evento ocorrido em tempos remotos, como na infância, ou pode ter ocorrido há pouco tempo. Não costuma haver correlação  entre intensidade dos sintomas do trauma e tempo ocorrido, mesmo uma situação de muito tempo atrás pode provocar sofrimento intenso. 

Considero importante que a pessoa que perceba sintomas que possam ter sido causados por traumas emocionais verifique junto à seu profissional de confiança as possibilidades de tratamento. 
 
 



Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo