
Percebo que na maioria das vezes ocorre um diálogo para formalizar o fim do relacionamento. Acredito na importância deste diálogo pois a disposição de se colocar diante do outro e verbalizar já demonstra um certo respeito e boa vontade para com os sentimentos da outra pessoa.
É possível que haja situações onde a pessoa que decide pelo rompimento também decida por nada dizer, talvez opte por apenas se afastar e deixar o outro perceber que o relacionamento não existe mais. É possível que haja situações nas quais esta seja a decisão adequada, talvez quando há riscos graves para uma das partes em caso de novo contato, mas acredito que na maioria das vezes uma última conversa poderia ser adequada.
O importante é que, caso seja decidido pela existência de um diálogo, também seja pensado no momento de conversar, local e tempo de duração desta conversa. Acredito que um local inadequado possa passar informação diferente da que se deseja transmitir.
A decisão pelo momento da conversa pode levar em consideração os sentimentos da outra pessoa de forma a não ser diante de pessoas que possam prejudicar a comunicação nem ser adiado em demasia devido a necessidade de preparação para esta conversa.
O conteúdo da conversa, ou seja, o que dizer ao terminar o relacionamento, pode levar em conta quais informações deseja transmitir, pode ser interessante avaliar se deseja expressar os sentimentos que participaram da relação ou focar nos sentimentos atuais. É possível que alguns prefiram focar nos aspectos que não estavam sendo satisfatórios enquanto outras pessoas prefiram mencionar suas expectativas de vida que poderiam estar sendo prejudicadas com a continuidade do relacionamento.
O importante é que o ato da comunicação seja celebrado, pois é disto que falamos quando nos referimos a qualquer conversa, mesmo que esta seja uma última conversa.
Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo