O que dizer ao terminar o relacionamento


Não acredito que exista uma frase única que possa ser considerada adequada para todas as pessoas em todas as situações, cada caso terá sua necessidade.
Percebo que na maioria das vezes ocorre um diálogo para formalizar o fim do relacionamento. Acredito na importância deste diálogo pois a disposição de se colocar diante do outro e verbalizar já demonstra um certo respeito e boa vontade para com os sentimentos da outra pessoa. 

É possível que haja situações onde a pessoa que decide pelo rompimento também decida por nada dizer, talvez opte por apenas se afastar e deixar o outro perceber que o relacionamento não existe mais. É possível que haja situações nas quais esta seja a decisão adequada,  talvez quando há riscos graves para uma das partes em caso de novo contato, mas acredito que na maioria das vezes uma última conversa poderia ser adequada.

O importante é que, caso seja decidido pela existência de um diálogo, também seja pensado no momento de conversar, local e tempo de duração desta conversa. Acredito que um local inadequado possa passar informação diferente da que se deseja transmitir. 

A decisão pelo momento da conversa pode levar em consideração os sentimentos da outra pessoa de forma a não ser diante de pessoas que possam prejudicar a comunicação nem ser adiado em demasia devido a necessidade de preparação para esta conversa. 

O conteúdo da conversa, ou seja, o que dizer ao terminar o relacionamento, pode levar em conta quais informações deseja transmitir, pode ser interessante avaliar se deseja expressar os sentimentos que participaram da relação ou focar nos sentimentos atuais. É possível que alguns prefiram focar nos aspectos que não estavam sendo satisfatórios enquanto outras pessoas prefiram mencionar suas expectativas de vida que poderiam estar sendo prejudicadas com a continuidade do relacionamento. 

O importante é que o ato da comunicação seja celebrado, pois é disto que falamos quando nos referimos a qualquer conversa, mesmo que esta seja uma última conversa.











Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo