Tratamento para o TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo

Todo comportamento, ou pensamento, que ocorre de forma repetitiva e obsessiva pode ser indicio de TOC.

Exemplos: Lavar as mãos muitas vezes ao dia independente de estarem realmente sujas, rituais como examinar as portas um numero determinado de vezes antes de sair de casa, arrumar os quadros de forma obsessiva,  etc.

Normalmente acompanha uma crença de que este ritual seria necessário para que possa evitar que algo muito ruim aconteça, normalmente este evento negativo que está sendo evitado não tem correlação lógica com o comportamento repetitivo. Por exemplo, uma pessoa pode considerar necessário virar a chave de casa um número x de vezes toda vez que tranca a porta para que seus pais não sofram um terrível acidente de carro.
 

Terapia:


O objetivo da terapia para o TOC é enfraquecer as associações entre obsessões e aumento da ansiedade e entre compulsões e alívio de ansiedade. Para isso o psicólogo pode oferecer  a oportunidade de contato com o estímulo que dispara o medo obsessivo e, simultaneamente,  impede os comportamentos compulsivos associados. E assim quando a obsessão deixa de ser seguida por rituais o paciente pode aprender que as compulsões não são necessárias
para reduzir a ansiedade.


TOC é um transtorno de ansiedade pouco conhecido. A síndrome do pânico surge na mídia a todo instante e nas conversas e mesmo sendo uma doença que sempre existiu as pessoas que passavam por isso tinham vergonha de contar porque achavam que estavam ficando loucas, mas quando percebeu-se que este quadro está sendo estudado e que existe tratamento parece que parte do alivio já se inicia.

Como identificar o TOC

Voltar para verificar se o gás está fechado não é doença, mas atrasar o compromisso porque ficou voltando tantas vezes para verificar o tal gás, acabar perdendo a hora, pode ser indício de algo maior. 
Obsessivo: uma idéia, imagem, pensamento persistente, intensivo que vem à mente independentemente do controle. 
Compulsivo: significa a ação, o comportamento que se segue devido ao pensamento persistente, obsessivo, perturbador.
Nem sempre o TOC se manifesta com relação à torneira do gás, este foi um exemplo, pode se referir à ideia de ser infectado por bactérias, e isto leva as pessoas a atitudes de limpeza e desinfecção que ultrapassa os limites dos melhores centros cirúrgicos do mundo. Ou a presença de cenas ou imagens repugnantes que surgem independentemente da  vontade desta pessoa.

Um bom exemplo foi mostrado no filme “Melhor Impossível” onde o personagem se entrega a rituais repetitivos e extenuantes.

A Terapia cognitiva comportamental é uma das terapias indicadas a esse transtorno. Funciona de forma pratica, como um treino para dominar este pensamento obsessivo e compulsivo, onde o paciente pode receber instruções objetivas e se compromete com a sua “Lição de Casa” para que haja um treino entre as sessões de terapia. Gosto de dizer que se não se trata de uma terapia de uma vez por semana, mas é uma psicoterapia de uma semana com uma hora com o terapeuta.






Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo