Não trate com prioridade quem te trata como segunda opção




Não trate como prioridade quem te trata como 2ª opção

Esta é uma das frases que costumo ler em mensagens do facebook e instagram e me fez pensar em como é relevante para algumas pessoas identificarem se estão sendo consideradas como segunda opção pelas pessoas que ela quer bem e coloca em primeiro lugar em seus corações.
Já presenciei muitos relacionamentos onde uma das partes praticamente coloca o outro numa “prateleira”, a espera de suas vontades, e faz com que o outro esteja sempre à disposição e, o consegue fazendo promessas de um dia ser a protagonista.

Como colocar o outro em segundo plano:

Não dando prioridade ao convidar para situações importantes como festas de família, conviver com seus amigos, etc. Não lembrar de datas que sejam importantes para o outro. Estar ao lado fisicamente mas com toda sua atenção e carinho distribuído para outras pessoas ou coisas. Ser capaz de grandes gestos ou demonstração de afeto mas não o manifesta. Etc.

Será que alguém se mantem nesta situação sem se sentir um tanto humilhada?

Talvez a ausência de amor próprio faça com que aceite tal posição. Talvez ingenuidade, ou interpretar como genuína dificuldade do outro em conseguir tempo e qualidade de atenção oferecida.
Talvez algumas pessoas justifiquem, até mesmo sem ouvir do outro estas desculpas, que o outro....
 ... é muito ocupado e ela tem que ser compreensível,
... que ele/ela quer se separar da esposa/o mas o momento atual está desfavorável e por isso eles não ficam juntos definitivamente
... algum amigo está (sempre) com problemas maiores que os dela/dele
Será que quem aceita este tipo de relacionamento sente-se pouco merecedor de amor? Será que aceita migalhas por considerar que será o máximo que poderá obter?

A questão é: Até que ponto são desculpas e até que ponto são situações verdadeiras?

É claro que em um relacionamento, as vezes acontecerá coisas que uma das partes ficará em segundo plano. O mais importante seria saber se o sentimento do outro também o está colocando em segundo plano ou se são apenas situações eventuais e verdadeiras?

Porque alguém coloca o outro em segundo plano?

Possibilidades: Rejeição disfarçada. Insegurança. Arrogância. Ganancia. Busca de poder.  Traumas.

Segundo plano no trabalho, amigos, família.

O foco de hoje foi o relacionamento amoroso, mas creio que outras situações também se encaixam como por exemplo ser tratado como segunda opção pelos amigos, empregador ou família.

O que fazer?   

Apenas dizer para a pessoa “não trate bem quem te trata mal” pode ser bastante objetivo, mas as vezes nos esbarramos nas dificuldades emocionais desta pessoa. Nem sempre consegue se livrar de um comportamento destrutivo, neste caso o comportamento de se manter ao lado de quem não a respeita o suficiente simplesmente dizendo para esta pessoa parar com isso. Inseguranças, erros de interpretação, necessidade de afeto podem mantê-la nesta situação e por mais que perceba o quanto está sendo prejudicial pode haver resistência em mudar.
O que eu sugiro seria um bom trabalho tanto de autoconhecimento como um novo aprendizado sobre as possibilidades em conseguir reformular este relacionamento, aprender tanto a se amar como construir um relacionamento baseado em amor e não em exploração emocional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: