Mil elogios e uma critica





Mil elogios e uma crítica-  Porque essa crítica nos abala tanto?

Acho que é do ser humano, não é aprendido, podemos considerar até instintivo. Talvez seja o instinto de sobrevivência que diga que se tudo está bem não precisamos nos mobilizar, mas quando há problemas há que se ficar atento e se defender pois não sabemos a gravidade do ataque até sentirmos as consequências “na pele”.

O assunto de hoje é bem pessoal. Se deve aos haters que começaram a aparecer. Eu sabia que apareceriam, imaginava que surgiriam quando, e se, eu tiver 10.000 inscritos, mas aos 4.000 já estão surgindo.

Eu tento ter muita cautela com o que digo. Principalmente porque falo muito de sentimentos. Tento não passar a impressão de ser dona da verdade, tento não falar nada que possa magoar a pessoa que passa pelos problemas que relato, não passar a impressão que tenho a formula mágica para solucionar os problemas de quem me assiste. Nos comentários não incentivo ninguém a se abrir pois não é um espaço para “terapia aberta”, mas um espaço para reflexão, comentários gerais, complemento de ideias, etc.

Talvez todos estes cuidados irritem as pessoa que esperam, procuram e se frustram quando não encontram quem passe formulas definitivas. Digo isso pois comentários raivosos tem tido este foco. Uso muito as palavras: as vezes, algumas pessoas, em certas situações, é possivel que ... E considero que isso deixa claro que nada pode ser generalizado.

De toda forma sabemos que quem quer odiar vai encontrar o que odiar mesmo onde não há o que ser odiado.

As vezes assisto vídeos lindos, pessoas falando de coração aberto coisas tão sensatas, de forma tão clara e respeitosa mas ainda assim há quem não entenda a mensagem. Como por exemplo no vide da Mari Maria maquiadora,  https://www.youtube.com/watch?v=pI7svk1HIAc onde ela colocou o titulo “SOU FEIA! Por isso uso MAKE” e se referia exatamente a liberdade que a maquiagem oferece e o quanto é maravilhoso usar maquiagem por opção e não por falta de opção. Ainda assim teve gente consolando ela pois entendeu que ela se acha feia quando na verdade tudo o que ela dizia é que todo mundo é bonito, cada qual com suas características, e temos a liberdade de mudar, como e quando queremos.

Mas além daqueles que não entendem o que está sendo dito, por mais que a pessoa se esforce para ser clara, ainda tem os que odeiam o que foi dito, ou pior odeia quem disse, como se fosse uma ofensa pessoal. Até seria justo odiar a ideia, a posição, o detalhe que não concordou, mas odiar uma pessoa por inteiro devido a uma detalhe...

Quem critica, e ataca com ódio, pode estar querendo dizer:
- Odeio que você tenha defeitos, eu esperava a perfeição e fico muito frustrado quando percebo que não posso contar com sua perfeição
- Odeio que você não seja como eu gostaria, como eu acho que você tinha que ser.
- Adoro odiar.  Etc.

Mas por outro lado aquele que recebe a critica tem muito trabalho interno a fazer tanto tentando compreender quem o atacou como  se conhecendo para saber que o que está fazendo está condizente com suas verdades internas. O problema é que não existem verdades eternas, e saber disso, pode nos tornar mais humildes mas também inseguros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: