Porque o psicólogo não dá resposta pronta - Com vídeo







Porque psicólogo não dá reposta pronta


Psicólogo não dá conselho, não diz o que a pessoa tem que fazer, mas a ajuda a descobrir o caminho.
Nem receita de bolo ensina alguém a ser boleiro. Só torna a pessoa um copiador de passo a passo. E na vida precisamos conseguir identificar a cada momento qual a necessidade, saber o que cada coisa significa para nós para podermos saber como reagir de forma que tenhamos a melhor resposta emocional e comportamental possível. 


Porque as pessoas sentem tanta necessidade de respostas prontas?

Talvez dê a impressão de facilidade e praticidade “me diga o que fazer, eu faço e tenho meu problema resolvido”.
Tutoriais podem resolver bem problemas técnicos, eu por exemplo uso muito tutoriais para aprender informática. Mas sei que cada passo a passo não me liberta para sair fazendo coisas novas, mas apenas a repetir o mesmo passo sempre. Não me torno uma programadora de computadores repetindo tutoriais de informática, mas quando falamos de comportamento e sentimento humano não é possível viver de repetição de passo a passo.

Aconselhamento psicológico

Aconselhar não é dar conselhos, diferente da psicoterapia o aconselhamento psicológico objetiva ao caráter situacional, centrado na resolução de problemas do sujeito, focalizado no presente, com uma duração mais curta, mais orientada para a ação do que para a reflexão.

Neil de Grasse Tyson – divulgador cientifico e astrofísico - Diz que para ensinar ciência as crianças os pais devem sair da frente delas pois elas são curiosas por natureza, independento do pais, do nível social e cultural toda criança é curiosa. Se tentarmos formar uma criança com receitas podemos limitar seu potencial de aprendizado, quando incentivamos a curiosidade e o pensamento cientifico, da descoberta, elas podem ir muito longe.
Ele aponta que a criança, em sua curiosidade, explora o ambiente, tira as pétalas das flores, faz “bagunça” e os adultos dizem Não faça assim, comporte-se.

Então.... o psicólogo, ao meu ver, deveria ser como um pai que ajuda o filho a explorar e conhecer o seu mundo, pois desta forma o filho pode chegar a conhecimentos muito maiores do que o proprio pai tem. Quando vc dá receita de bolo vc está limitando o outro ao seu conhecimento quando poderia ser o facilitador para que ele chegue a lugares onde nem mesmo o psicólogo imaginava.
Neil respondeu uma pergunta sobre como a ciência poderia limitar a criatividade das crianças. Ele contou como apresentou a fada do dente para seu filho. Disse: “Olha, dizem que se colocarmos o dente debaixo do travesseiro a fada do dente pega o dente e troca por uma moeda”. Não afirmou, mas colocou uma hipótese, a qual instigou a curiosidade e no dia seguinte viu seu filho conversando com os amigos “será que existe mesmo fada do dente? vamos colocar o dente sem falar para nossos pais, vamos ver se a fada aparece”. E assim permitiu que eles usassem a criatividade

Assim é o trabalho do psicólogo, ajuda a instigar algo parecido de forma que cada um consiga suas respostas.









Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: