Climão - Fazer algo embaraçoso. Como sair dessa?



situação constrangedora

Situação constrangedora


Entre os memes mais famosos da internet, um deles é “TORTA DE CLIMÃO”, muito utilizado para ilustrar aquele momento no mínimo estranho entre duas ou mais pessoas. “São situações na família e no trabalho, principalmente, embaraçosas, constrangedoras, que podem te envergonhar a ponto de, muitas vezes, não ter ideia do que fazer. Varia muito de homem para mulher, mas a mulher geralmente tem muito mais flexibilidade para sair de uma situação dessas, ela consegue ser mais suave”, explica a PSICÓLOGA ADRIANA SEVERINE, PÓS-GRADUADA EM TCC (TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL), PSICODRAMA E ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PESSOAS. É ela quem te orienta a como sobreviver a três das reações mais comuns.


constrangida

Você está no meio de um climão, e de repente…



QUER MOSTRAR QUE A SITUAÇÃO NÃO TE INCOMODA

Nesses casos, uma das melhores saídas é usar do bom humor, para quebrar a energia tensa ao invés de tentar se justificar. “Leve na esportiva, assim você evita que evolua para uma discussão, um bate boca ou algo mais sério, como uma briga. Um exemplo é quando você encontra outra mulher com a mesma roupa que a sua. Solte um ‘temos bom gosto’, por exemplo e ambas rirão. Quando você não liga e trata de modo mais leve, tudo fica mais descontraído”, afirma Adriana. Ela ainda faz um alerta “dependendo do climão, por exemplo, se em uma reunião de trabalho for apontado um erro seu, não cabe tentar fazer parecer divertido”. Tenha bom senso e saiba o que fazer na próxima dica!

climão

Você está no meio de um climão, e de repente…
QUER SAIR BEM

Em primeiro lugar, não finja que não aconteceu! A dica de Adriana é: “seja humilde, lance mão da honestidade e peça desculpas, reconhecendo que errou. Se estiver em grupo e não quiser expor a situação, fale que não quer tocar no assunto naquele momento e depois chame os envolvidos para conversar em particular. Dito isso, se possível retire-se do local, porque não adianta ficar enfrentando aquela situação difícil, principalmente se a maioria estiver contra você. Evite continuar para não piorar os ânimos”, sugere Severine.
“É generoso aliviar para a parte que o causou. Como? Se coloque no lugar do outro e pense: o que eu ia gostar de ouvir?”, orienta a especialista. 


ficar sem graça
Ficar sem graça

Você está no meio de um climão, e de repente…
FICA CONFUSA COM O OCORRIDO

A melhor saída, nesse caso, é ser honesta. “Um sincero ‘desculpa, não tô sabendo como lidar com isso’ pode te salvar. Se você fugir da situação, ficando apenas calada, ou mesmo sair, pode até acabar perdendo essa relação. Isso é muito comum em situações de trabalho, onde o jogo de cintura é fundamental”, diz Adriana. Ela não esquece de comentar sobre as rainhas das situações embaraçosas: as pessoas distraídas! “Se você é assim, é bem provável que muita gente já saiba e aceite quando você pergunta se está tudo bem para alguém que se machucou e está chorando, por exemplo. Aproveite e leve para o lado mais lúdico, quando possível, seja franca dizendo que falou por falar, mas não esqueça: tomar cuidado para não soltar essas pérolas é sempre uma ótima opção”.


Entrevista cedida pela psicóloga Adriana Moreira dos Santos Severine para o site Daqui Dali





Matéria completa:





Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: