Síndrome do pânico ou Transtorno do pânico |
Neste artigo
Quais são os sintomas da Síndrome do pânico
O que causa a Síndrome do Pânico
Pessoas afetadas pela Síndrome de Pânico
Como é feito o diagnóstico da Síndrome do pânico
Como é o tratamento da Síndrome do pânico
Quais são as perspectivas para as pessoas com Síndrome do pânico
É possível prevenir o Síndrome do pânico?
O que é síndrome do pânico
O transtorno do pânico é diferente das reações de medo e ansiedade normais a eventos estressantes. O transtorno de pânico é uma doença grave que ataca sem motivo ou aviso. Os sintomas da síndrome do do pânico incluem ataques súbitos de medo e nervosismo, sintomas físicos, como sudorese e aceleração do coração . Durante um ataque de pânico a resposta de medo é desproporcional a situação, que muitas vezes não é ameaçadora. Ao longo do tempo, uma pessoa com transtorno do pânico desenvolve um medo constante de ter outro ataque de pânico, o chamado "medo de ter medo", o que pode afetar o funcionamento diário e a qualidade de vida de forma geral.
O transtorno do pânico, muitas vezes ocorre juntamente com outras doenças graves, tais como depressão, alcoolismo ou abuso de drogas .
Síndrome do pânico Sintomas físicos |
Sintomas da síndrome do pânico
Os sintomas de um ataque de pânico muitas vezes surgem rapidamente e duram cerca de 10 minutos, ou mais, e incluem:
Dificuldade em respirar
Aceleração do coração ou dor no peito
Intenso sentimento de medo e desejo de sair do local no qual se encontra
Falta de ar
Sensação de asfixia ou sufocação
Tonturas ou sensação de desmaio
Tremor
Suor, sudorese
Náuseas ou dor de estômago
Formigamento ou dormência nos dedos das mãos e dos pés
Calafrios ou ondas de calor
Medo de estar perdendo o controle ou estar prestes a morrer
Um sintoma chave do transtorno do pânico é o medo persistente de ter futuros ataques de pânico. O medo desses ataques podem fazer a pessoa evitar lugares e situações nas quais um ataque tenha ocorrido ou onde eles acreditam que um ataque pode ocorrer.
Síndrome do pânico: Causas. O que causa síndrome do pânico? |
O que causa a Síndrome do Pânico?
Embora a causa exata da perturbação de pânico não seja totalmente compreendida, os estudos têm mostrado que uma combinação de fatores, incluindo biológica e ambiental, podem estar envolvidos.
Esses fatores incluem:
A história da família. O transtorno do pânico tem sido demonstrado que, por vezes, ocorre em mais de um membro da família. Por vezes, pode ser transmitida por um ou ambos os pais, assim como o risco para outras doenças complexas, como câncer ou doenças cardíacas .
O transtorno do pânico. Pode ser causado por problemas na regulação do cérebro áreas que controlam a resposta "luta ou fuga".
Abuso de substâncias. O abuso de drogas e álcool pode contribuir para o transtorno do pânico.
Estresse . Eventos estressantes e grandes transições da vida, como a morte de um ente querido, às vezes pode desencadear ataques de pânico, o que pode potencialmente se repetir e se tornar o transtorno do pânico.
Pessoas afetadas pelo Transtorno de Pânico?
O transtorno do pânico afeta cerca de 2,4 milhões de adultos americanos (dados dos EUA). O transtorno do pânico na maioria das vezes começa durante o final da adolescência e início da idade adulta. É duas vezes mais comum em mulheres que em homens.
Testes para saber se tenho sindrome do panico? |
Como o Transtorno do Pânico é diagnosticado? Existem testes?
A avaliação pode ser feita através da investigação da história médica e psicológica. Não existem exames laboratoriais para diagnosticar especificamente o transtorno do pânico, mas o médico pode investigar e identificar se a origem dos sintomas são de ordem orgânica ou psicológica.
Se nenhuma doença física for encontrada, poderá ser encaminhado a um psiquiatra ou psicólogo. Psiquiatras e psicólogos usam especialmente ferramentas de entrevista e avaliação para identificar um transtorno do pânico.
Síndrome do pânico: Tratamento Como tratar? |
Como a Síndrome do pânico é tratada?
Uma combinação das seguintes terapias pode ser utilizada para tratar o transtorno do pânico:
Psicoterapia . Psicoterapia aborda a resposta emocional à doença mental. É um processo no qual profissionais de saúde mental ajudam as pessoas por meio de estratégias para compreender e lidar com sua doença.
A terapia comportamental cognitiva . Um tipo de psicoterapia que ajuda a pessoa a aprender a reconhecer e mudar os padrões e comportamentos e pensamento. A terapia também tem como objetivo identificar possivelmente gatilhos para os ataques de pânico.
Remédio para síndrome do pânico - Medicamento |
Medicação
Existem vários medicamentos utilizados para tratar o transtorno do pânico. Estes são geralmente os inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ou medicamentos anti ansiedade.Síndrome do pânico tem cura? Como curar? Como vencer? |
Tratamento da Síndrome do pânico
O transtorno do pânico pode ser tratado com sucesso, e os pacientes podem levar uma vida plena e satisfatória. Com o tratamento adequado, quase 90% (estatísticas dos EUA) das pessoas com transtorno do pânico podem encontrar alívio. Infelizmente, muitas pessoas com transtorno do pânico não procuram tratamento. Sem tratamento, o transtorno do pânico pode ter consequências graves e pode prejudicar gravemente a qualidade de vida. Complicações de transtorno do pânico não tratado incluem:
Evitação. Uma pessoa pode interromper quaisquer atividades que parece desencadear um ataque de pânico. Isso pode impedir uma vida de trabalho e doméstica normal.
Ansiedade antecipatória. Refere-se a ansiedade que é desencadeada apenas por pensar sobre a possibilidade de ter um ataque de ansiedade.
Agorafobia . Este é o medo de estar em lugares ou situações em que possa ocorrer um ataque, ou a partir do qual a fuga seria difícil ou muito embaraçoso. Este medo pode conduzir as pessoas para evitar lugares públicos e multidões, e pode mesmo avançar para o ponto no qual a pessoa não mais sai de sua casa. Cerca de um terço das pessoas com transtorno do pânico desenvolvem agorafobia (estatísticas dos EUA).
A síndrome do pânico pode ser prevenida?
O transtorno do pânico não pode ser evitado; no entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir o estresse geral a fim de diminuir a intensidade ou a frequência de sintomas, incluindo:
-reduzir o consumo de produtos que contêm cafeína , tais como café, chá, cola, e de chocolate .
Pergunte ao seu médico antes de tomar qualquer medicação ou remédios à base de plantas, pois muitos contêm produtos químicos que podem aumentar os sintomas de ansiedade .
Exercício diário e comer um saudável, dieta equilibrada .
Fonte: http://www.webmd.com/anxiety-panic/guide/mental-health-panic-disorder
Tópicos:
Crise de ansiedade ou Crise de pânico: Sintomas
Taquicardia, falta de ar, sensação de morte, etc, são sintomas da síndrome do pânico que será assim caracterizado conforme houver repetições destes sintomas.Ataque de pânico ou de ansiedade
Este é outro termo utilizado pelos pacientes para se referirem aos momentos da crise de pânico.Síndrome do pânico: Depoimentos
Portadores da síndrome do pânico colocam seu sofrimento sempre de forma muito parecida uns com os outros, mas percebo que os sintomas físicos pode haver maior variação.Síndrome do pânico pode matar?
Medo de morrer e sensação de morte são comuns nas crises de pânico e momentos de grande ansiedade, mas os sintomas do pânico não causam morte por si só.Como controlar crise de ansiedade?
O primeiro passo é identificar quais são os pensamentos ou componentes psicológicos causadores da crise ou ataque de ansiedade, assim o psicólogo poderá aplicar o método adequado a cada pessoaPânico do sono
Assim chamado pela pessoas que costumam ter as crises de pânico à noite, durante o sono. Podem acordar assustadas e sentirem muita necessidade de acolhimento, de alguém que os ajude a se sentir seguros.Mais ou menos pânico
A síndrome do pânico é caracterizada pela repetição dos sintomas, um evento pode ter sido apenas uma crise momentânea de ansiedade. Por isso não existe sindrome de pânico mais ou menos, ou tem ou trata-se de outro quadro.Ataque de pânico: O que fazer?
Para obter manobras específicas a sua necessidade o psicólogo poderá ajuda-lo a identificar quais são seus principais sintomas e como eles atuam em você.Psicologia: Falta de ar e taquicardia
Quando não foi diagnóstica causas orgânicas, ou seja n]ao há doenças físicas, o psicólogo pode ser consultado a fim de avaliar a possibilidade de síndrome do pânicoMarisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são bem vindos: