Você está pronto para o primeiro filho?



Ser mãe muda muita coisa. E a decisão da maternidade é só sua!

Decidir ser mãe
Decidir ser mãe pode ser a decisão mais importante da vida

Toda mulher conhece bem a pressão que sofre pra virar mãe. Nas conversas com a família, nos enredos de novelas, filmes, séries... A gente é sempre inundada com a ideia de que ter um filho pode ser a solução de muitos problemas femininos.
E olha que, muitas vezes, a gente compra a ideia sem parar pra pensar o que realmente significa. Em outros casos, até sabemos que filho não é solução pra nada, mas, ainda assim a dúvida bate. E quer saber? Isso é perfeitamente normal.
Segundo o psicólogo Luiz Ricardo Vieira Gonzaga, o questionamento pinta mesmo. “Cada uma tem sua individualidade, demandas e escolhas. A busca por respostas, muitas vezes, não está de uma forma objetiva apenas, mas também subjetiva”, afirma.
Então, amiga, a gente levantou alguns pontos comuns a todas pra ajudar a descobrir se você está realmente preparada (ou se quer mesmo virar mãe).  Afinal, o assunto é sério.


Desejo mesmo ser mãe
Desejo mesmo ser mãe?

Refletir antes de tudo

A primeira coisa a se fazer é pensar, pensar e pensar. De acordo com o psicólogo, o autoconhecimento é um processo de engrandecimento pessoal que nos torna mais fortalecidos para podermos refletir sobre uma escolha. “Pergunte-se se esta é uma demanda sua ou advinda de uma demanda externa, de companheiro(a), familiares, tempo, amigos, sociedade, entre outros” , aconselha Luiz Ricardo.

Que tipo de mãe eu seria?
Que tipo de mãe eu seria?

Mãe? Mamãe? Manhê?

Outra dica é imaginar o futuro com um filho. Isso inclui pensar nos momentos de alegria, preocupação, ansiedade, lazer e as responsabilidades que você pode ter. “Após este exercício, converse com outras mulheres que fizeram essa escolha e escute os pontos positivos e negativos desse processo”, diz. Também recorra a amigas que optaram em não virarem mães. Tente descobrir como elas estão hoje e quais foram seus questionamentos. “Observar os pontos positivos, neste momento é de extrema importância para seguir adiante”, afirma. O parceiro também deve ser inserido nas conversas, pois essa é uma escolha em dupla. “É importante para que você se sinta amparada quanto a isso, sabendo, inclusive, opinião, questionamentos, medos e dúvidas dele”, diz.
Prepare-se pra mudanças
Sim, haverá mudanças e adaptações. Elas virão de uma maneira geral, na rotina de atividades, como trabalho e lazer, estilo de vida, reorganização financeira, prioridades, saúde e configuração da dinâmica familiar. “Essas mudanças deverão ser vistas antecipadamente através de um planejamento familiar".


Mudanças que um filho promove na vida da mãe
Mudanças que um filho promove na vida da mãe

Tchau, vida atual?

Segundo Luiz Ricardo, sua rotina vai ser remodelada principalmente no comecinho, quando o bebê chegar. Horário de sono e de alimentação são os exemplos mais básicos. “Às vezes aquele encontro com os amigos, que antes era rotineiro, poderá ser agendado agora com antecedência, pois implicará num manejo da sua agenda e rotina”, ressalta.
De olho na vida financeira?
Prepare-se pra fazer um planejamento financeiro prévio. Afinal, miga, filho custa grana. E bastante, viu? Pensa só: plano de saúde, alimentação, mobília, higiene pessoal, vestuário, babá, creche, etc. Ufa! “Uma reserva financeira, de 3 a 6 meses de antecedência, é importante para casos de emergência que possam acontecer”, aconselha.


Porque  uma mulher muda ao se tornar mãe
Porque  uma mulher muda ao se tornar mãe

Seu comportamento muda

E tudo bem, afinal, você será mãe.  “A atenção estará mais focada para as necessidades primárias básicas da criança, como alimentação, higiene, conforto e cuidado físico”. Os amigos sem filhos até podem sumir um pouquinho devido sua alteração de rotina, mas isso não é uma regra. Afinal, serão seus amigos independente desta nova fase. “Incluí-los neste momento importante reassegura o fortalecimento desta amizade e cumplicidade”.

Ser mãe: A primeira vez
Ser mãe: A primeira vez

O início é intenso

Não tem jeito, amiga, quando o bebê nasce a saúde dele é prioridade dos pais. “É neste momento que há o desenvolvimento maturacional (imunidade, vacinas, por ex.) e cognitivo”, avisa o psicólogo. Por isso mesmo vale a pena considerar ajuda de sua família e a de seu parceiro. “Eles são alicerce que fortalecerá o casal nestes momentos de necessidades especiais” Por fim, vale ressaltar que a maternidade começa antes mesmo do nascimento. “Ela tem início a partir da idealização de se ter uma família, o que faria, qual nome teria, quais valores desejaria passar, entre outros”, finaliza.


  Revista Glamour por GEIZA MARTINS

.........................................................................................................................

Entrevista na integra:


Primeiro filho: você está mesmo pronta?

Ser mãe muda muita coisa. E a decisão da maternidade é só sua!*

*Matéria cedida para a Revista Glamour em 13/06/16
Entrevistadora: Geiza Martins
Entrevistado: Psicólogo Dr. Luiz Ricardo Vieira Gonzaga

1) Como saber se estou pronta para ter meu primeiro filho?

Este é um questionamento que surge para a maioria das mulheres, pois cada uma tem sua individualidade, demandas e escolhas. A busca por respostas, muitas vezes, não esta de uma forma objetiva apenas, mas também subjetiva.
Refletir, primeiramente, se esta é uma demanda sua ou advinda de uma demanda externa (companheiro (a), familiares, tempo, amigos, sociedade, entre outros.) seria um ponto importante a ser priorizado. O autoconhecimento é um processo de engrandecimento pessoal e nos tornam mais fortalecidos para podermos refletir sobre uma escolha, que se tornará presente ao longo da vida.
Outra dica importante seria imaginar-se em uma perspectiva de futuro com um filho (a): como seria em momentos de alegria, preocupação, ansiedade, lazer, responsabilidades, etc. podendo, inclusive, após este exercício, conversar com outras mulheres que fizeram essa escolha e escutar os pontos positivos e negativos desse processo. Por outro lado, escutar também mulheres que não optaram em ter um filho e como elas estão atualmente e quais foram seus questionamentos quanto a isso.
Às vezes, o momento real e ideal podem não convergir e isso faz parte deste processo, pois será algo que você estará vivenciando a cada dia. A experiência por cada fase passada lhe dará empoderamento e observar os pontos positivos, neste momento, é de extrema importância para seguir adiante. Outro ponto importante seria conversar com seu parceiro (a) em relação a essa decisão que se compõe de uma escolha dupla. Inseri-lo (a) neste processo deve e é importante para que você se sinta amparada quanto a isso, sabendo, inclusive, opinião, questionamentos, medos e dúvidas dele (a).
 

A dádida de ser mãe
A dádiva de ser mãe



2) O que pode mudar?

A mudança ocorrerá de uma maneira geral vinda através da rotina de atividades (trabalho, lazer, por ex.), estilo de vida, reorganização financeira, prioridades, saúde e configuração da dinâmica familiar. Essas mudanças deverão ser vistas antecipadamente através de um planejamento familiar para que você possa vivenciá-la, posteriormente, de uma maneira mais natural e prazerosa possível. O próprio termo mudança, que significa “o ato ou efeito de mudar, de dispor de outro modo” implicará em rearranjos e adaptações que antes não havia e magnificar os pontos fortes será de grande valia para este processo.


3) E a vida que eu levo antes? Terei de abandonar?

Podemos dizer que a sua vida será remodelada com a chegada de um filho (a), pois necessitará de adaptações que são naturais. Isso não significa o renuncio da sua vida, mas compreender que a mudança gerará algumas escolhas de situações que serão importantes durante esta fase inicial, como mudança de rotina, horário de sono e alimentação, por exemplo. Às vezes aquele encontro com os amigos, que antes era rotineiro, poderá ser agendado agora com antecedência, pois implicará em um manejo da sua agenda e rotina.

4) Eu preciso me preocupar com minha vida financeira?

Sim. É importante fazer um planejamento financeiro prévio com a chegada de um filho (a). Rever o orçamento familiar é importante, pois resguarda a família para eventuais necessidades advindas dos cuidados com o filho (a), como: plano de saúde, alimentação, mobília, higiene pessoal, vestuário, babá, creche, etc. Fazer uma reserva financeira é importante para casos de emergência que possam acontecer.Indica-se uma reserva financeira prévia de 3 a 6 meses de antecedência.

5) O que devo mudar no meu comportamento?

O comportamento de cuidado certamente será mais desenvolvido neste momento, a atenção estará mais focada para as necessidades primárias básicas da criança como alimentação, higiene, conforto e cuidado físico.

6) Meus amigos que não são pais vão sumir?

Isso não equivale a uma regra. Os seus amigos serão seus amigos independente desta nova fase. Incluí-los neste momento, representado por você como importante, reassegura o fortalecimento desta amizade e cumplicidade. Haverá uma mudança de rotina e disponibilidades suas diante de situações sociais, por exemplo, mas isso não significa que o seu sentimento para com eles mudou, mas que foi dimensionado também para o seu filho (a) que necessitará de cuidado, atenção e amor neste momento.

7) Vou ter de viver em função do meu filho?

Nas fases iniciais, o cuidado com a saúde dele (a) será importante, pois é neste momento que há o desenvolvimento maturacional (imunidade, vacinas, por ex.) e cognitivo. A família é também o alicerce que fortalecerá você nestes momentos de necessidades especiais e certamente ela lhe dará uma força. O seu parceiro (a) será outra fonte de apoio que poderá lhe ajudar neste processo.

8) O que devo esperar dessa experiência?

Certamente, a experiência será única e permanente, pois quem vivenciará será você e seu parceiro (a). Vivencie cada momento/fase como uma conquista e não como um dever.
Essa experiência começa antes mesmo do nascimento do seu filho (a), a partir da idealização de se ter uma família, o que faria, qual nome teria, quais valores desejaria passar para ele(a), entre outros.
Aprendendo a ser mãe
Aprendendo a ser mãe





psicologo ricardoLuiz Ricardo Vieira Gonzaga - Psicólogo CRP 06/70399



.................................................................................................................

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: