Período menstrual e o humor feminino

Na medicina antiga já haviam percebido que os líquidos do corpo, ou seja os hormônios, determinavam nosso estado de espírito. 

Humor é uma palavra latina: humoris. Líquido, fluido, humores do corpo humano como o sangue, a linfa, a bílis, enfim, as seivas da vida. A origem da palavra vem da medicina, revelada pelos gregos cujos traços iniciais foram dados por Hipócrates, que estabeleceu relações entre os temperamentos e os humores, líquidos corporais.

Segundo esta fisiologia, que vai até o fim da Idade Média, os humores do corpo humano influiriam no caráter dos indivíduos, no seu temperamento. Foi só no século XVII que a palavra começou a ter o significado atual.


Durante o ciclo menstrual há mudanças nos hormônios femininos e com isso podem vir as mudanças de humor.

O ciclo menstrual nada mais é do que um processo cíclico decorrente da secreção alternada de quatro principais hormônios: estrógeno e progesterona (secretados principalmente nos ovários), Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH), os dois últimos, secretados pela hipófise . A hipófise é uma glândula endócrina situada na sela túrcica, cavidade óssea localizada na base do cérebro.  (fonte:Universidade federal do RS)

Mas há também todo o aspecto psicológico e comportamental, pois só o fato de estar menstruada pode ser carregado de muitos significados. Para algumas pessoas a sensação pode ser de estar num período onde a feminilidade é resaltada, para outras pode significar um momento de intimidade consigo mesma, e assim cada mulher relaciona-se com este momento de forma particular.

Mudanças podem deixar algumas pessoas mal humoradas, onde o aumento de detalhes para serem observados (analgésico, absorvente, uma roupa adequada)  pode gerar descontentamento e até mesmo um grande desconforto pois a rotina pode ser alterada nestes dias onde a mulher quando prestaria atenção ao seu absorvente, cuidar para que as cólicas não interfiram no seu trabalho, devem manter seus remédios para dor à mão, etc
A menstruação não deixa de ser uma gravidez frustrada – o corpo se preparou para algo que não aconteceu – isso pode refletir psicologicamente na mulher que tenta engravidar.

Fonte: Extraído do texto intitulado "A piada e sua relação com o inconsciente ou a psicanálise é muito séria", publicado no site Estados Gerais da Psicanálise.




Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo