Quando passam-se dias, semanas, meses, em alguns casos até anos com o estado de animo em baixa é recomendável avaliar a possibilidade de tratar-se de um estado depressivo. Não que seja necessário esperar tanto tempo para fazer esta avaliação, mas muitas vezes sta condição passa desapercebida e quando nos damos conta olhamos para trás e percebemos que este estado vem se mantendo há mais tempo do que gostaríamos.
Muitas vezes a própria pessoa não percebe, acredito na possibilidade de alguma forma de "acomodação" ao estado negativo que é possível que a própria pessoa considere isto normal. Em casos assim é comum que outra pessoa próxima, parente, amigo ou até mesmo colega de trabalho mencione algo que o alerte à situação. É possível que este alerta não seja bem recebido, pois trata-se de uma característica tida como negativa que está sendo mencionada, mas muitas vezes pode estar sendo mencionada com boas intenções.
A depressão pode ser confundida com "apenas uma falta de motivação", e esta pessoa pode ser direcionada para tentativas de levantar o moral como cursos motivacionais, festas, passeios, compras, etc. Mas cada caso deve ser tratado conforme a real necessidade, e sendo assim, faz-se importante uma avaliação realizada por um profissional para que cada situação seja tratada adequadamente.
Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo