Gravidez sob o ponto de vista do homem

psicologo proximo da av rebouças são paulo sp
1- O que o homem sente, geralmente, ao receber a notícia que será pai?

Psicóloga: A primeira reação vai depender, geralmente, do tipo de relação estabelecida com a mãe da criança. A notícia pode trazer reações de extrema felicidade, de tristeza ou desespero.Que papel tem esta mulher na sua vida? Ele está casado, ama esta mulher, eles programaram esta gravidez ou foi apenas um descuido nesta relação.
O primeiro sentimento depende das crenças (ele sonhou em ter filhos, gosta de crianças, é a hora certa) que este homem tem a respeito da paternidade e, se elas,  são compatíveis com a realidade atual. Mas, em todos os casos, experimentam diversos pensamentos e sentimentos.


2- É uma mistura de sentimentos? Quais os mais comuns?

Psicóloga: Surpresa ao escutar a notícia, felicidade ou tristeza em seguida, pensamentos a respeito da qualidade do seu relacionamento e como um filho pode ajudar ou prejudicar esta relação.
Na maioria dos casos, imagina como será esta bebe, se está estabelecido profissionalmente para ser responsável financeiro por esta criança, se conseguirá atende-la afetiva e emocionalmente.
Também pode reviver situações de sua infância, relações paternais que são agradáveis ou não, enfim, trata-se de um "ritual de passagem" um novo pai deve nascer junto com seu filho. 

3- Ele sente medo de perder sua rotina e conforto (ex: viajar nos finais de semana, assistir ao futebol no domingo...)? Preocupação pela responsabilidade (ex: agora ele precisa amadurecer, assumir compromissos financeiros, etc...)?

Psicóloga: Sim, o medo do novo é inerente ao ser humano. Mas, as primeiras preocupações, levando em conta os exemplos acima citados, são mais com a maturidade e situação financeira. O jogo de futebol no domingo e os finais de semana passam a ser "problemas" quando experimentados e, na maioria das vezes, com homens que já tem pouca tolerância a frustrações.

4- Em relação aos sentimentos bons? O que se passa, normalmente, na cabeça do futuro papai?

Psicóloga: Existem homens que amadurecem antes do primeiro filho, eles já desejam o papel de pai, neste caso, as sensações vividas são mais de alegria e coragem. Afinal, qual o problema em perder um campeonato de futebol, sabendo que acabou de nascer um grande companheiro de muitos domingos.
Surgem também, sentimentos de carinho e afeto pela criança esperada, esperança de ser uma pessoa melhor para si mesmo e para o outro.

5- O que ele sente em relação às mudanças no corpo da mulher? Mesmo com o "barrigão", ele ainda sente atração?

Psicóloga: Se a relação estiver saudável, sim. Muitas vezes eles sentem medo de machucar a mulher ou prejudicar o bebe, mas isso é um mito, a relação sexual durante a gravidez não traz risco nenhum.
Alguns também apresentam certa aversão por enxergar na mulher apenas a mãe, mas, tudo isso pode ser conversado e esclarecido pelo casal ou por um profissional.

O importante para o futuro papai é entender que os pensamentos são responsáveis por nossos sentimentos e comportamentos, neste caso, procure pensar nas enormes alegrias que um filho pode trazer, assim, conseguirá não apenas se comportar adequadamente como pai, mas amar e ser amado como qualquer pai gostaria.


6 -Quais características são desejáveis para o pai:



1 – Desejo ( sonha com isso, imagina, quer materializar)
2-  Equilíbrio psíquico e Emocinal
3 - Estabilidade no relacionamento ou casamento
4 - Indepêndencia Financeira
5 - Tempo livre para dedicar a criança
6 - Maturidade ( Flexibilidade, Tolerância a frustração, Capacidade de enfrentamento)
7 - Comportamento altruísta ( capacidade de doar, ser generoso e solidário)

Entrevista cedida á jornalista Fernanda Cury








 Margarida Luzia dos Santos Antunes Chagas  CRP 06/29493-5 - Psicóloga


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo