Sim, síndrome do pânico tem tratamento. Um exemplo para o tratamento poderia ser a Terapia Cognitiva Comportamental onde há um protocolo de trabalho específico para a síndrome do pânico.
Uma das etapas, nesta abordagem de tratamento para a síndrome do pânico chama-se reestruturação cognitiva onde o psicólogo ensina a identificar e trabalhar os pensamentos disfuncionais que estão na base dos sintomas da síndrome do pânico.
Outro exemplo de trabalho poderia ser a exposição interoceptiva, onde o psicólogo ensina a aplicar doses muito pequenas, como uma vacina, de seu próprio sintoma, de forma a pessoa passa a enviar uma mensagem ao seu cérebro no sentido de “não preciso passar mal nesta situações, eu sei controlar, não são situações perigosas”.
Ainda se faz necessário entender o que causa ansiedade e como controlar, pois a síndrome do pânico é apenas uma das formas da ansiedade aparecer – é apenas um dos sintomas possíveis.
A psicoterapia é um processo detalhado, deve ser acompanhado por psicólogo treinado.
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo