Autoestima

autoestima
Auto estima
“A pior desgraça para nós é desdenhar daquilo que somos”
Michel de Montagne

Para quem não gosta do que é, ou do que se tornou, pode haver três caminhos:
1- Nutrir um grande desprezo por si mesmo.
2- Mudar para algo melhor.
3- Aceitar a si mesmo, sua aparência, personalidade e inteligência.

Imagino que a pior opção seria o item 1. Mas creio que muitos ficaram divididos entre os itens 2 e 3. Alguns não acreditam que é possível mudar a si mesmo, outros acham impossível aceitar algo que não os agrada, principalmente quando o que não agrada é a própria pessoa. 

falta de autoestima

Falta de auto-estima pode surgir quando a pessoa se sente mal consigo mesma, quando se sente inadequada
Três tipos de inadequação:
- Inadequação física – desconforto com o próprio corpo.
- Inadequação experimentada quando somos julgados ou observados por outras pessoas.
- Inadequação intelectual – sensação de não sermos muito inteligentes, espertos ou não conseguirmos ter as melhores ideias.

Autoestima alta
Autoestima alta
Algumas vezes podemos ter vergonha de nossos corpos, nos achamos gordos, feios, magros demais, altos ou baixos e com isso pode vir o sofrimento e redução de autoestima. Imagino se nossa cultura não aceita o funcionamento corporal com seus eventos normais e então tentamos esconder coisas normais como, por exemplo, que vamos ao banheiro? (quem é que nunca deu uma bela desculpa quando em presença de outras pessoas quando precisou usar o banheiro). 

 
Autoestima infantil
Autoestima infantil

Cada sociedade tem seu parâmetro do que considera normal ou desejável. Quem foge deste parâmetro pode ser alvo de preconceitos. O incrível é que muitas culturas admiram justamente o que não existe em seu grupo, como, por exemplo, os brasileiros, adoram e acham lindo pessoas altas, loiras de olhos azuis, mas os portadores dessa característica são minoria.  O sofrimento aumenta quando você considera que tudo o que for diferente de sua cultura  pertence a uma cultura “superior” –e tudo o que pertença a sua cultura seria "inferior".
As pessoas podem definir arbitrariamente o que é normal, bonito e desejável e punir os que não se encaixam. Isso é a definição de preconceito.
As pessoas decidem o que é bom, bonito e desejável mesmo que para alguns esta metas sejam impossíveis. 
Algumas vezes que pode nos fazer sentir mal seria o olhar julgador do outro ou nossos próprios pensamentos de não sermos tão interessantes quanto os outros.

Você não se considera inteligente? Eu acredito que inteligência não se determina pela quantidade de diplomas, mas pela sabedoria e humildade em admitir sua própria limitação.
Não que o estudo deva ser desprezado, mas ele não, necessariamente,  torna uma pessoa mais feliz ou melhor. Ter informação não significa que você a usará a seu favor ou pelo bem de outras pessoas. 

Acredito que para uma boa autoestima pode ser interessante dominar alguns pontos que podem parecer simples, mas importantes da vida, como por exemplo ter uma boa convivência com as pessoas ao redor, combater a ansiedade, lidar com a morte, terminar uma relação de forma elegante, etc.

Significado de autoestima
Significado de autoestima


Procuramos felicidade no que imaginamos que seria o significado de autoestima  e harmonia interna, mas imagino que será feliz quem tiver sabedoria e não aprendizado. Aprendizado você consegue estudando e fazendo cursos, mas a sabedoria é percebida conforme as decisões e soluções que adota em sua vida.

O que seria sabedoria? Talvez seja sábio quem consiga responder as perguntas abaixo:

- O que fazer quando se está ansioso?
- O que é ser bom pai ou boa mãe?
- Como distinguir amor de uma paixão passageira?
- Devemos nos preocupar com o que os outros acham?
- Como superar um período de luto?
- Como negar um pedido sem se indispor com a pessoa?
- Como se integrar a um novo grupo?
- Como lidar com a rejeição?
- Como organizar a vida de forma a não desperdiçar tempo?
- Como manter bons relacionamentos?

Autoestima positiva
Autoestima positiva


Aceitar a si mesmo pode te fazer sentir mais à vontade consigo mesmo, e com seu corpo. Coloque uma pitada de humor ao olhar para suas imperfeições. Aprenda a rir de si mesmo, não com desprezo, mas com leveza (não permita que riam de você, mas incentive que riam com você).  

A ausência de medo ao experimentar novas formas de ser e de manifestar suas ideias podem trazer satisfação pessoal. Saiba que você é um ser em transformação. Sendo assim você pode ser o diretor destas mudanças e dirigir para o caminho que melhor lhe interessa.

como aumentar autoestima
Como aumentar autoestima


O que não pude ser alterado em você pode ser trabalhado para ser aceito. Mas saiba que aceitar não significa gostar, nem concordar. Aceitar é combinar com você mesmo que não irá mais usar sua energia para se opor a tal coisa. 
Um exercício que pode ajudar seria identificar as situações de sua historia de vida lhe arruinaram a autoestima. Analise e mude a carga emocional destas situações. Reveja as situações decepcionantes de sua vida com um novo olhar mais racional e sensato. 

Terapia para autoestima
Terapia para autoestima

Caso não consiga sozinho, conte com um psicólogo para esta jornada.








Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo