Vemos nos outros o que temos em nós?

Algumas vezes conhecemos alguém que todo mundo acha muito legal mas não bateu sintonia conosco. O que será que ocorreu? Uma das possibilidades pode ser que estejamos vendo nesta pessoa algo que não gostamos em nós mesmos mas temos dificuldade em identificar.
Se para todo lado que você olha só vê gente mentirosa, pode ser interessante avaliar se está sendo sincero consigo mesmo ou até mesmocom as outras pessoas.

Por que isso acontece? Uma das possibilidades seria a “percepção seletiva”. Você pode dar uma volta pela calçada, e considerar que foi um passeio maravilhoso ou achar que foi terrível, depende de sua percepção.
Alguns dão uma volta no quarteirão e só notam o lixo pelos cantos, mas outros vão pela mesma calçada e observam cada flor, cada grama nascendo por entre as rachaduras da calçada enfeitando todo o redor.
O que percebeu as flores pode ter vivido com mais intensidade as coisas positivas. Não que esta pessoa tenha só vitorias em sua vida,  pode ter tido sua parcela de dissabores, mas talvez não tenha permitido que estes fatos fossem predominantes.

Para mostrar que vemos o que temos na cabeça e não o que de fato está sendo apresentado, leia o texto abaixo:

De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo

Tenho certeza que você leu o texto todinho, percebeu sentido nele. Mas o que você leu foi o que você tinha em sua mente, porque o que temos acima é apenas um monte de letras embaralhadas. Se você não soubesse falar português não leria uma linha, mas como sabe seu cérebro lhe deu uma mãozinha e mudou a ordem das letras para que lhe fizesse sentido.
Possuímos esta capacidade para facilitar nossa interação com o meio ambiente. Mas este texto nos faz pensar em tudo o que “percebemos” sem de fato ser o que realmente aconteceu – você é que  reorganiza o que vê para que faça sentido com a vivencia que já possui.
Ou seja, você tende a ver o conhece, tende a ver o que tem dentro de você.

Se você anda vendo muita coisa que te deixa angustiada, dê uma virada em sua vida, se permita ver o outro lado da moeda .
Se não conseguir sozinho peça ajuda a um psicólogo. 






Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo