Transtorno da Personalidade Paranóide – Desconfia de todas as pessoas de forma a contaminar seus relacionamentos. Impossível de conviver com alguém pois mantém suspeitas sobre diversas ameaças imaginadas. Vê as demais pessoas como más e capazes de lhe causar danos, mesmo que as pessoas não tenham feito ou dito qualquer coisa ameaçadora.
Transtorno da Personalidade Esquizóide – Não se conecta às pessoas, não consegue manter relacionamentos emocionais como amizade ou namoro. Não expressa sentimentos.
Transtorno da Personalidade Esquizotípica – Normalmente visto como estranho ou excêntrico, usa roupas e cabelos totalmente diferente do que é normal em seu meio e sua cultura. Não se sente confortável em relacionamentos íntimos. Apresenta distorções de percepção ouvindo ou vendo coisas que não estão acontecendo.
Transtorno da Personalidade Anti-Social – Sociopata, não considera os direitos dos outros e passa por cima sem remorso para conseguir que quer. Considera que as leis não se aplicam à ele.
Transtorno da Personalidade Borderline – Não consegue manter estabilidade em seus relacionamentos, muito impulsivo chega a machucar ou cortar eu próprio corpo.
Transtorno da Personalidade Histriônica – Exagerado, exibido necessita a atenção de todos o tempo todo chegando a comportamentos teatrais para conseguir que seja percebido.
Transtorno da Personalidade Narcisista – Se sente grandioso e melhor que todas as outras pessoas. Sente necessidade em ser admirado e crê que merece atenção especial onde quer que vá.
Transtorno da Personalidade Esquiva – Percebido como muito tímido e até fóbico social sente extrema ansiedade ao se expor ao púbico, prefere se fechar em seu canto e não interagir com as pessoas. Muito sensível à criticas pois sente-se totalmente inadequado.
Transtorno da Personalidade Dependente – Submisso, não sabe tomar decisões sozinho. Precisa que cuidem dele de forma exagerada. Sente-se desprotegido se não houver outras pessoas orientando-o.
·
Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva – Perfeccionista e preocupado com tudo o que pode dar errado a ponto de paralisar e não finalizar suas atividades por nunca considerar que está bom o suficiente. Precisa que tudo seja organizado e esteja sob seu controle.
Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva – Perfeccionista e preocupado com tudo o que pode dar errado a ponto de paralisar e não finalizar suas atividades por nunca considerar que está bom o suficiente. Precisa que tudo seja organizado e esteja sob seu controle.
Fonte: Terapia Cognitiva dos Transtornos de personalidade. Aaron T. Beck
Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo