Para vencermos a solidão precisamos tanto desenvolver a habilidade em estarmos bem conosco mesmo como a habilidade em estarmos junto com pessoas que possam nos ajudar a crescer com a troca de informações ou apenas fornecer companhia.
O tímido costuma sentir receio da avaliação que podem estar fazendo a seu respeito, e o medo desta avaliação pode afasta-lo de qualquer possibilidade de ser avaliado e assim de qualquer contato interpessoal.
Neste momento convido você a pensar junto comigo: será que as pessoas realizam avaliações sobre quem estiver ao seu redor todo o tempo? E se assim o fazem qual seria o aspecto realmente terrível? Será que em todas avaliações há apenas reprovações, ou haveria a possibilidade de sermos admirados?
Vejo que em pessoas tímidas há mais possibilidade de concluir que as pessoas os avaliam negativamente e que esta avaliação é insuportável, sendo que seria preferível não ter tanto contato ou intimidade com as pessoas a ter que lidar com reprovações.
Para outras pessoas mesmo que imaginem que estejam sendo admirados, o simples fato de ser visto pode ser insuportável, e para isto evita participar de grupos, fazer comentários, contar suas histórias, etc.
A solidão pode ser dolorida. Não se será dolorida quando ocorre por desejo próprio ou quando é bem elaborada e resolvida, mas quando não é desejada e quando falta recursos ou técnicas para sair desta situação poderá ser difícil vivenciar a experiência.
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo