Fui agredido Seria ruim?

Este não é um texto sobre masoquismo. E o título deste texto não é uma ironia. Algumas vezes ser agredido pode ter um lado todo positivo.

Neste texto falo da aprendizagem possível que podemos extrair de situações aparentemente negativas.

Quando se trata de crianças ser agredido podem ser  oportunidades para que a criança treine suas armas, suas possibilidade de auto defesa – física e emocional. 
Eu sei que toda mãe deseja que seus filhos entrem e saiam da escola sem nunca passarem por nenhuma desavença. Mas nem sempre isso é possível. Começa na infância, e vamos ao longo de toda vida encontrando pessoas que farão coisas que jamais gostaríamos que fizessem, as pessoas vão xingar no transito, vão gritar, vão falar palavrão, vão tentar “passar a perna”, vão  desrespeitar, etc.

Se você nunca se defendeu poderá não saber o que fazer quando precisar de auto defesa. 

Se você não passou pelas experiências de infância onde seus próprios colegas de escola, ou a turma da rua lhe fortaleceu ao lhe dar oportunidade de brigar pelo brinquedo, de reivindicar seus direitos de entrar no jogo, de falar alguma coisa para a criança que te magoou, você  poderá ter muito mais dificuldade quando sofrer alguma agressão atual.

Isso não é o fim do mundo, você ainda pode aproveitar estas oportunidades para, junto com seu psicólogo se precisar de apoio, aprender a finalmente ser assertivo. Ou seja, você pode aprender a colocar seus pensamentos e sentimentos de forma clara, objetiva, e ainda assim ser elegante e não se destruir internamente cada vez que um colega de trabalho faz um comentário maldoso, ou alguém passa na sua frente da fila, ou falam alto com você por discordar de suas ideias.





 Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo