O termo hiperatividade em psicologia refere-se à atividade motora intensa, por exemplo, a pessoa apresenta-se inquieta, não consegue ficar parada, se está vendo TV parece que fica inventando coisas pra levantar do sofá, se está no cinema fica virando na cadeira de lá pra cá, etc.
A hiperatividade pode tanto ser física como mental. Em crianças pode aparecer mais a física, costumam usar o termo de criança com "bicho carpinteiro". Em adultos essa hiperatividade pode ir sendo controlada ao longo dos anos mas a hiperatividade mental pode continuar. Por exemplo aquela cabeça que não para, fica ruminando o tempo todo. Se alguma coisa deu errado pode pensar na coisa por dias. Se alguém falou um desaforo fica com a coisa na cabeça por muito tempo. Sensação de inquietação o tempo todo, parece que tem alguma coisa pra fazer mas não sabe o que, parece que está esquecendo alguma coisa, mas não sabe o que.
A hiperatividade pode fazer parte do quadro de TDAH, pode ser uma caracteristica de outro quadro ou mesmo fazer parte das características normais desta pessoa. Um psicólogo pode ajudar a avaliar o caso.
Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo