Guilherme Pereira Affonso Psicólogo






Guilherme Pereira Affonso
Psicólogo - CRP 06/119277

Sobre mim



Formado em psicologia pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), fez parte do grupo de atendimento voluntário a adolescentes na Casa do Adolescente de São Paulo. Pós-Graduado em Neuropsicologia pelo Instituto de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP e pós-graduando em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CTC Veda, lecionou em cursos de capacitação para cuidadores de idosos e trabalhou por cinco anos em instituições de atendimento a pessoas idosas como residenciais e centros-dia. Aprofundou seus estudos em diversas áreas e ferramentas como: Hipnose Clínica, Gerontologia e Avaliações Psicológicas para Cirurgia Bariátrica. Desde 2015, atua como psicólogo clínico adotando a abordagem cognitivo comportamental.



Serviços



·         Psicoterapia (Adolescentes, Adultos e Idosos)



É um processo terapêutico indicado para diversas condições, não apenas para aquelas tradicionalmente classificadas como doença mental (Depressão, TOC, Bipolaridade, Borderline...), como também para dificuldades relacionadas ao trabalho, casamento, amizades, autoestima, dentre outros. Neste processo paciente e terapeuta exploram juntos os problemas trazidos, buscando aumentar a autoconsciência do paciente sobre suas dificuldades e propondo intervenções para a busca de soluções.



O tratamento não tem duração definida, pois depende das dificuldades do paciente e da evolução do tratamento e a frequência tende a ser semanal, exceto em casos excepcionais, a duração de cada sessão tende a ser de 50 min.



·         Avaliação Neuropsicológica (Adultos e Idosos)



É um processo que consiste na realização de entrevistas e aplicação de testes e inventários com o intuito de conhecer o funcionamento cognitivo do paciente, geralmente a avaliação neuropsicológica é solicitada para averiguar possíveis hipóteses diagnósticas como Alzheimer e TDAH ou mapear a extensão do dano e funções afetadas por um AVC ou Traumatismo Crânio Encefálico, no final do processo é entregue um relatório neuropsicológico onde constará todas as informações do paciente, os resultados dos testes, a conclusão do neuropsicólogo e suas recomendações.



Não possui duração definida, depende das condições do paciente em responder as perguntas em entrevista e realizar as avaliações e tarefas necessárias, muitas vezes familiares ou cuidadores próximos são convocados para serem entrevistados. Podem ocorrer mais de uma sessão de avaliação na mesma semana e as sessões podem ter duração de até 2 horas, podendo variar para mais ou menos dependendo do caso.



·         Avaliação Psicológica



É um processo onde o psicólogo realizará entrevistas e aplicará algumas ferramentas para investigar o funcionamento psicológico do paciente com o intuito de responder a alguma demanda como: se está apto a habilitar-se para dirigir, obter porte de arma de fogo, realizar cirurgia bariátrica, vasectomia e laqueadura, dentre outros. Nestes casos o psicólogo emite um parecer favorável ou não aquele processo ou procedimento naquele momento, fazendo as recomendações necessárias, no caso da negativa, e estipulando uma data para a nova avaliação.



Assim como a avaliação neuropsicológica não possui duração definida, depende das condições do paciente em responder as perguntas em entrevista e realizar as avaliações e tarefas necessárias, em alguns casos terceiros podem ser convocados para serem entrevistados. Podem ocorrer mais de uma sessão de avaliação na mesma semana e as sessões podem ter duração de até 2 horas, podendo variar para mais ou menos dependendo do caso.





Informações e valores com psicoterapeuta

Escolha seu psicólogo

Agende sua consulta com psicólogo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: