O que significa ser metacognitivo







O que significa Ser metacognitivo


Cognição - processo ou faculdade de adquirir um conhecimento
– percepção.

Cognitivo se refere ao processo de aquisição de
conhecimento. A cognição envolve o pensamento, a linguagem, a percepção, a
memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
A psicologia cognitiva está relacionada a compreensão dos
processos mentais que influenciam o comportamento de cada pessoa e o
desenvolvimento cognitivo (intelectual)
Etimologicamente, a palavra metacognição significa para
além da cognição, isto é conhecer o próprio ato de conhecer, ou, por outras
palavras, consciencializar, analisar e avaliar como se conhece, pensar sobre o
próprio pensamento.

Tem a ver com a plena capacidade de compreender e de refletir
sobre o seu estado mental e de outras pessoas.

O conceito de metacognição está relacionado à consciência e
ao automonitoramento do ato de aprender. É a aprendizagem sobre o processo da
aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando
com os objetos externos. A metacognição é a capacidade do ser humano de
monitorar e autorregular os processos cognitivos.

 
Consciência sobre o que pensamos todos temos. Imagine como
seria nossa vida se não tivéssemos consciência de nossos próprios pensamentos.
Não poderíamos planejar o que faríamos e nem corrigir quando algo quando desse
errado. Não poderíamos verificar nossos comportamentos e modifica-los diante de
novas exigências. Não poderíamos escolher a forma mais adequada de estudar na
escola, em casa ou em cursos diversos.

Origem do termo metacognição?

Inicialmente os trabalhos sobre metacognição tratavam apenas
do conhecimento que os indivíduos tinham sobre sua cognição, por exemplo o que
sabiam sobre sua memória (metamemória) e do que sabiam sobre sua atenção (metatenção)
(Flavell & Wellman, 1977). Definiu-se, então, metacognição como a cognição
sobre a cognição,

Exemplos do que seria metacognição

-  Alguém te orienta a
fazer algo de uma determinado forma e você responde “eu faço melhor de outro
jeito” ou “não, eu aprendo melhor ao meu modo”. 
- Repare em como você faz para decorar um número de telefone
ou número do seu RG ou CPF?  Decora por
pares de número, trios, faz alguma associação com outros números e datas? E se
alguém te pedisse para decorar um novo numero de telefone? Qual seria sua
estratégia?

A análise, o planejamento e escolha de como decorar um
número grande é o que se chama de metacognição.

A metacognição possui três elementos básicos envolvendo o
antes, durante e o depois:
- Planejamento: O que fazer primeiro? Quanto tempo preciso
para isso? O que já sei sobre o tema que pode facilitar?
- Observação do plano: Como estou indo? Continuo assim ou
mudo a forma de fazer? O devo memorizar disso tudo?  Preciso mudar alguma
coisa?
- Avaliação do plano: Me sai bem? Posso fazer diferente da
próxima vez? O que não deu certo?



Referências
Flavell, J. H. (1976). Metacognitive aspects of problem
solving. In L. B. Resnick (Ed.), The nature of intelligence (pp.231-236).
Hillsdale, NJ: Erlbaum
Flavell, J. H. (1979). Metacognition and cognitive
monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American
Psychologist, 34, 906 – 911.
1. Ribeiro C. Metacognição: um apoio ao processo de
aprendizagem. Psicol Reflex Crit. 2003;16(1):109-16.

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