Conflito entre a mente racional e a emocional








Temos apenas uma mente, mas as pessoas costumam dizer que quando uma emoção é dominante somos levados por esta dita mente emocional. Dizem que uma pensa e a outra sente.
Quando deixamos a emoção tomar conta de nossas percepções podemos tomar péssimas decisões, pesar muito mal de nos mesmos sem razão ou até mesmo falar e fazer coisas que não dão bons resultados.
Na terapia cognitiva usamos o termo pensamento automático para identificar alguns elementos do que chamamos de mente emocional e utilizamos a razão para trabalhar o equilíbrio e a lógica desta pessoa.
A terapia cognitiva acredita que quanto mais conseguimos viver em equilíbrio identificando as emoções disfuncionais, que provocam pensamentos disfuncionais, melhor estaremos.

Exemplos da “invasão” da mente emocional:

A emoção diz: Sou feio, bobo e sem graça
Mas a razão: Ao se olhar no espelho vê uma pessoa interessante e bonita

Emoção: Tadinho desta pessoa, está frágil, vou fazer tudo por ela
Razão: Na realidade a pessoa está se aproveitando do outro.

Mas nem sempre ações movidas pela emoção trazem prejuízos, exemplo:
Emoção: Sai de casa às 2h00 da madrugada para pegar um ônibus, metro e trem, viaja horas para ver a pessoa querida
Razão: Para que tudo isso? A pessoa vai gostar mais de você ao fazer isso?  Resposta: Ainda assim vale a pena.

O lado emocional é mais impulsivo Faz sem pensar, às vezes acerta, mas muitas vezes nos coloca em problemas. Quando por exemplo explodimos de raiva no transito, na fila, na desconfiança do amigo ou namorado.

O lado racional reflete, calcula danos, pondera. É mais consciente pois tenta compreender e entender todos os lados de uma situação. Mas com isso é mais lenta que o lado emocional e também requer mais energia, ou seja, dá mais trabalho.

Percebemos isso quando damos a chance de a “poeira baixar” para então identificarmos melhores formas de agir e pensar.

Podemos exercitar a capacidade de refletir, com o treino nos tornamos mais sensatos e serenos.
A mente emocional influência de forma marcante a sensação de sorte e azar, a emoção pode fazer com que a pessoa acredite estar cada vez mais perto de grandes ganhos, e como todos nós sabemos, a probabilidade é sempre a mesma na mesma situação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: