Quem mandou usar shortinho




Vamos entender uma coisa de uma vez por todas.
Por mais que uma pessoa esteja usando roupas que você considere provocante ela não está pedindo para ser agredida ou humilhada.
O que você considera provocante é algo que muda conforme o local e o momento histórico.
Se for o caso de uma pessoa pedir para ser agredida, por mais que essa pessoa implore para ser agredida assim você estará cometendo um crime se o fizer.
Se for o caso de alguém pedir para ser humilhada, por mais que ela pessoa implore para ser humilhada você estará errando se o fizer. Na verdade seria o caso de você pensar qual o grau de sofrimento psicológico que ela deva estar passando para a fazer isso. Ou seria o caso de você repensar suas percepções, pois seria mesmo que a pessoa está solicitando isto que você imagina?

Quem é que aceita como defesa algo do tipo?: “Quem mandou atravessar fora da faixa? Bem feito ter morrido. Se atravessou fora da faixa estava pedindo para ser atropelado, e sendo assim aquele que atropelou não tem culpa de ter passado propositadamente por cima.”

Quando você interpretar que o tipo de roupa x ou y se caracteriza por um pedido para esta pessoa ser abordada por você lembre que se uma moça em outras épocas e culturas, mostrasse o tornozelo as pessoas também poderiam pensar muito mal delas e hoje vemos que ela poderiam apenas querer mais conforto em suas roupas, como andar sem tropeças na saia ou amenizar o calor.
Saber disso, ou pensar desta forma nem é questão de machismo ou feminismo, é questão de conseguir pensar com clareza.

Vamos pensar nas possibilidades de alguém estar usando uma roupa que você considerou “provocante”:
- ela pode estar com calor
- ela pode querer se sentir bonita
- ela pode estar tentando usar alguma coisa diferente do usual
- ela pode querer ser ousada
- ela pode mesmo querer se sentir sensual para si mesma
- ela pode estar tentando seduzir alguém
Nenhuma destas opções deixa claro que está permitindo aproximação abusiva por parte de outras pessoas. E como eu disse caso alguém esteja pedindo explicitamente por agressão esta pessoa deve ser acolhida e não maltratada.

O que seria provocante? Nada é provocante. Nenhuma roupa, ou ausência de roupa, pode ser considera provocante por si mesmo.  Pois na europa as pessoas podem ser encontradas tomando banho de sol totalmente nuas em algumas praças, e isso não significa que elas estão desejando ser abordadas sexualmente.

Pode ser provocante, ou inadequado o uso de algum tipo de roupa, em alguns lugares conforme o momento histórico. Com isso quero dizer que é totalmente cultural. E também quero dizer que nada melhor do que ter a mente aberta pois a cultura é algo que muda a cada  momento.
Mulheres já foram consideras “provocante demais”, e com isso merecedoras de insultos, por usarem um tipo vestido que agora vejo sendo usado por senhoras da sociedade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: