Seja você mesmo! Mas o que isso significa?




 “Seja você mesmo!” Como podemos ser nós mesmos?

 Sentir-se à vontade no ambiente de trabalho, escola, amigos, família, etc.

O que exatamente significa “ser você mesmo”.
Seria possível ser outra pessoa? Podemos “fazer de conta” que pensamos diferente do que realmente pensamos e falar e fazer coisas que não estão de acordo com nossos valores e crenças internas. Mas é possível que a cada vez que fazemos isso estamos nos manifestando de forma “artificial”, como maus atores que não convencem. Sem falar do desconforto interno, da sensação de ser uma fraude e da vontade de ser aceito como é.

Algumas vezes fazemos coisas ou expressamos ideias que não são as que acreditamos por :
- desejar ser aceito pelos grupo a nossa volta
- por medo de ser rejeitado se souberem como ele realmente pensa ou reagiria
- necessidade em se destacar

Quem se mostra diferente do que realmente é?
- quem teria algum “segredo”, ou dificuldade em expressar alguma característica pessoal como por exemplo um homossexual que ainda não se expressa socialmente dentro de sua verdade interna.
- quem não se considera bom o suficiente para o grupo que pertence, ou acredita que este grupo seja melhor em algo e que precisaria “fazer de conta” que também é assim
- quem, mesmo não concordando com o que seu grupo pensa ou faz, sente que precisa da aprovação deles e passa a falar e fazer coisas que na verdade reprova mas considera um preço a ser pago pela aceitação.
- quem não tem “folego” para enfrentar pensamentos discordantes e mesmo sem necessidade de aprovação deste grupo ainda assim considera que o estresse em afrontar estas pessoas não vale a pena.
- quem já passou por situações traumáticas em se sentir diferente do grupo e tem medo de repetir as mesmas dores.
- quem sente necessidade de se destacar fazendo coisas que vão chocar os demais. Talvez até mesmo com ações que nem ele mesmo aprova.
- quem quer ser melhor em alguma característica como por exemplo ser mais generoso, mais carinhoso, etc.

Porque ser espontâneo e ser você mesmo poderia ser melhor?
Menos desgaste em manter uma imagem diferente do que realmente é. Menos chance de entrar em contradição e afastar as pessoas a sua volta pela falta de credito que poderia ocorrer.

Como ser espontâneo e ser você mesmo?
1º - se conhecendo. Não dá para expressar algo que nem sabemos. Algumas vezes pensamos que nos conhecemos mas certos desconfortos podem ser sinal de que ainda não estamos em contato com nossa verdade interna.
2º dando o direito a nós mesmos de pensar diferente das outras pessoas, talvez possamos ajudar a ampliar a forma de pensar do outro dando opções diferentes do que ele pensa.
3º aceitando a si mesmo. As vezes nos consideramos pouco interessantes e achamos nossas ideias bobas, mas devemos ver que nem sempre a vida, e as pessoas, são um “brilho só”.
4º entendendo que bons relacionamentos são construídos com a aceitação do outro, pois as vezes quem não se aceita pode ser muito crítico com os demais.
5º desenvolvendo as características que deseja





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: