Obsessão por outra pessoa




Tópicos do vídeo:



Obsessão e idolatria por outra pessoa  Agora psiquiatra no consultório
Dra. Selma Alves deu entrevista a rádio Globo e outras pessoa me pediram para falar sobre o tema
Selma: Quem idealiza deposita seus sonhos e expectativas no outro transformando-o em objeto de adoração.

Artistas  - Pessoas que não conhece, as vê ao longe - Pessoas com quem convive como pai, irmão, etc

Idealização – Imagina ser uma pessoa que tem tudo para lhe oferecer, que lhe completa e atenderá a todas sua necessidades. Imagina que sejam perfeitos, e com muito a oferecer.

Conteúdo da idealização – Paixão, imagina como namorado perfeito quando a pessoa nunca deu sinais de querer aproximação, e nem quem idealiza faz algo para se aproximar, talvez medo inconsciente de receber a informação de que se trata de algo não correspondido. Ou crença de que o outro tem todas as respostas as questões mais difíceis da vida, ou que seria o amigo perfeito, etc.

Artistas –  meses de espera em fila para comprar ingressos
Pessoas com quem convive – idealização da amiga, amigo, chefe, pais, dependência emocional.
Pessoa que não conhece, ou pouco conhece, mas as vê ao longe – Idealização.  Colegas do trabalho, da escola, do clube, da balada, etc. Podem ser pessoas que apresentam status superior, ou personalidade forte, real ou construída.

Idealização x obsessão - A obsessão começa quando prejuízos estão presentes. Como por exemplo uma pessoa que gosta de limpeza, uma que é bem caprichosa, uma que exagera e uma obsessiva.

Consequências: Padrões irreais. Não aceitação de pessoas “normais”, com todas as características e defeitos humanos, vier em fantasia e perder tempo que poderia ser desfrutado com pessoas reais e possíveis.
Choro de extrema emoção tanto quando não conseguem aproximar-se como quando se aproxima. Extrema sensibilidade de vido a transformar esta pessoa em fonte de inspiração de vida  e realização, como se fosse um deus, alguém muito importante, acima de todas as outras pessoas, alguém extremamente especial e diferenciada.
Fazem tudo para agradar a esta pessoa a quem idolatram, ou o que pensam que agrada, levam presentes, ficam sempre por perto, fazem muitas perguntas.
Alguns passam a vida toda vivendo a vida do ídolo. Em função do que o ídolo gosta.

Como seria um relacionamento com esta pessoa por quem se esta obcecado? Porque não dá certo? Porque quem idolatra não oferece nada a esta pessoa, só espera receber atenção, conselhos, carinho, etc.

Incentivo a este comportamento – propagandas, filmes, mídia ou colegas supervalorizando  algum aspecto o qual acredita que este ídolo teria.

Porque: desde a infância a auto estima não foi priorizada e assim direciona ao ídolo toda a expectativa de vida dele.

Tem cura?  Sim, pode ter através da psicoterapia, trabalhar sua auto estima, sua confiança, pode entender que é capaz de se realizar independente da presença ou existência deste ídolo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: