Aceitação do próprio corpo envelhecendo





Tópicos do vídeo: 

Aceitação do próprio corpo envelhecendo    

Flacidez, rugas, celulite. Dá para lidar bem com isso?
Envelhecer não é só parecer mais velho, ou seja rugas, flacidez, mas é também, para alguns, perder a disposição, pensar mais lentamente, doenças que aparecem como a visão prejudicada, problemas com os ossos, etc.
Velhice, “oficialmente” iniciada aos 60 anos, é uma fase de vida, e assim como a criança, adolescente e adulto tem suas dificuldades e pontos positivos.

Envelhecer tem a ver com: fragilidade da saúde, características físicas próprias, proximidade da morte, e com isso alguns considerem que nem “vale a pena” tratar de algumas doenças inclusive oferecer, ou procurar, atendimento psicológico. 

Ter uma idade nos documentos e espelho, e outra no coração.

Tem o lado bom? Sim, para quem acumulou experiências e sabe aproveitar o conhecimento esta pode ser uma fase onde já não se incomoda mais com o que vão pensar, pois se mais o direito de ser espontâneo e colocar o que realmente pensa e sente.

Existe um movimento onde as pessoas não disfarçam os cabelos brancos com tinturas, e os ostentam com orgulho.
Seria isto bom ou não? Caso a pessoa esteja deixando de pintar os cabelos por realmente se sentir livre das pressões que dizem que não pode parecer velha e PRECISA  esconder todos os indícios da idade, como se isso fosse possível, creio que estaria ok. Mas caso a pessoa deixe de fazer algo que até sente vontade por ter que provar alguma coisa, neste caso acredito que ela ainda está fazendo, ou deixando de fazer, coisas para provar para os outros alguma posição.
Acredito no ideal de usar, ou deixar de usar, algo por gosto pessoal, por se sentir bem fazendo ou deixando de fazer. Optar por si mesmo e não para mostrar algo ao mundo ou para se sentir parte desta ou daquela turma.  Nossa “turma” se une naturalmente quando nos permitirmos ser espontâneos. Podemos pintar o cabelo de roxo em qualquer idade, e também podemos deixar de pintar em qualquer fase da vida.

Hoje em dia está mais difícil envelhecer?
Acredito mais na dificuldade individual do que a social. Claro que existe sim uma “cultura da juventude” mas aos poucos estou vendo que cada vez mais idosos participam da mídia, mesmo porque com o aumento deste grupo ela passa a ser mais relevante economicamente, ou seja é um grupo consumidor por quem sempre tem interessados em vender, e com isso observar suas necessidades.

Homes x mulheres
Para os homens percebo que ainda há toda uma cultura machista que minimiza o peso da idade. As mulheres são muito mais cobradas para serem “bonitas” e a idade trás características consideradas menos atraentes. Os homens atraentes são os que possuem alguma forma de “poder” seja econômico ou outro, e assim a idade pode até favorecer pois a experiência acumulada pode ser interessante nesta área.
Homens tentem a sofrer mais com a aposentaria e perda da companheira. As mulheres tentem a ter mais facilidade em formar novos grupos. ‘
Idade x vergonha
Ainda percebemos algo de vergonhoso. As pessoas tem dificuldade em falar, ou ouvir,  sobre a sexualidade dos idosos.

“O corpo é a condição carnal que nos dá acesso ao mundo”. Nosso corpo, com toda sua aparência, apresenta uma informação às pessoas a nossa volta. Algumas vezes captadas acertadamente mas outras não. Existe até mesmo uma imposição da sociedade quanto ao que um idoso deve sentir, vestir, e fazer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: