Pensamentos negativos constantes - Com vídeo

 Tópicos do vídeo

Pessoas com pensamentos constantemente negativos

Pensamento negativo exemplos:  “Não vai dar certo, não vou conseguir, ele só me convidou porque quer usar meu carro, ela só me cumprimentou por educação, a vida é chata, não vale a pena puxar conversa com aquela pessoa, vou ser enganada mesmo, os preços sempre são mais caros do que posso pagar,  etc.

Pensamento negativo como eu enquanto psicóloga entendo: Pensamento disfuncional  “Não preciso olhar para os dois lados da rua, hoje está tranquilo”. “Não tem problema em dirigir alcoolizado, sou bom motorista”.  Mesmo sendo “positivo” ainda é disfuncional.

Pensamentos negativos normalmente são automáticos

Ou seja, não queremos pensar, não decidimos por pensar assim, mas acreditamos que esta é a forma correta de pensar.

Pensamento negativo como proteção

Podemos consideramos que se pensarmos negativamente estaremos nos protegendo das coisas ruins que podem acontecer, não seremos pegos desprevenidos.

Pensamento negativo como repetição do aprendido no passado 

Conviver com pessoas com pensamentos negativos constantes, principalmente se estas pessoas forem significativas, pode transmitir um aprendizado na forma de pensar.

Pensamento negativo como resultado de traumas 

Nem só grandes e evidentes traumas deixam suas marcas, como assaltos e sequestros, mas depois de situações comuns para aquela pessoa, como por exemplo ver outras pessoas serem demitidas, pode criar uma apreensão e pensamentos negativos quanto a ser demitido.

Desamparo aprendido  

Ex: Depois de ir a padaria algumas vezes e não conseguir comprar pão, porque acabou, é possível que um pensamento negativo surja nas próximas tentativas. Depois de ligar para um amigo e não ser atendido por algumas vezes é possível que a pessoa desista de tentar porque considera que não vai conseguir mais.
O otimista poderia pensar: uma vez que eu não o encontrei nas outras vezes agora será mais fácil de encontra-lo pois já percebei quais horários ele não está.

Confusão do pensar com sentir   

 “Eu sinto que ele não gosta de mim”, é um pensamento e não um sentimento. Os pensamento influenciam os sentimentos.

Como sair do circulo do pensamento disfuncional 

 Pode ajudar:Trabalhar para ser cada vez mais consciente do que pensa, questionando os próprios pensamentos, identificando traumas e trabalhando a superação.



Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
 




Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: