Carente afetivo, lidando com ele - com vídeo




Carência afetiva – Sufoca as pessoas?


Tópicos deste vídeo: 

O que é uma pessoa carente afetivamente: Aquela que não percebe que os outros ofereçam a atenção, carinho, cuidados, respeito, consideração, etc.
Perceber nem sempre é sinônimo de receber. Muitas vezes gestos carinhosos não são interpretados como tal, como por exemplo, uma pessoa que convida outra para sair pode ser interpretado como necessidade desta pessoa e não como prazer pela sua presença.  Um presente pode ser interpretado como uma necessidade do outro em se desfazer de um objeto e não como alegria em presentear. Etc.
Carente real – quando de fato não recebe carinho de pessoas significativas. Ex: órfãos, pessoas institucionalizadas ou abandonadas, etc.
Carente emocional – quando as pessoas significativas oferecem carinho mas este não é percebido como suficiente.
Pessoas significativas = Atenção oferecida por pessoas que não sejam próximas pode ser considerado interessante como indicador de aceitação pública mas não suficiente.

Porque uma pessoa se torna carente afetivo?

Acredito que faça parte do ser humano a necessidade de receber atenção, carinho, cuidados, respeito, consideração, etc. Desde que o bebe nasce já identifica formas de chamar atenção mesmo quando não está com fome, sede, frio, etc.
Não receber os cuidados adequados em certos  momentos pode criar expectativa negativa quanto a não confiar no quanto as outras pessoas de sua vida poderão oferecer atenção.
Distúrbios emocionais podem “embotar” a capacidade em perceber a atenção oferecida como por exemplo na depressão que pode ocorrer independente de uma infância desajustada.

Carente afetivo x colegas e familiares

O quanto outras pessoas se incomodam com o comportamento do carente pode sofrer variações conforme a pessoa ou a fase, pode ser meio choroso, em tom de lamentação, se oferecendo para colaborar com coisas as quais não se encaixaria, pedindo presença e ações de pessoas que não se mostram confortáveis com isso, etc.
As pessoas que convivem com o carente afetivo podem tanto se incomodar muito com este comportamento, podem gostar por se sentirem úteis, ou podem ser indiferentes. O que determina será o estado emocional desta pessoa, ou seja, o significado das atitudes deste carente conforme a história pessoal desta pessoa que convive com ela.

O que fazer quando se sentir desconfortável com o carente emocional?

- Identifique o seu significado pessoal no que se refere as atitudes carentes desta pessoa.
- Identifique o quanto poderia ajudar esta pessoa caso você decida atender as solicitações deste carente, ou o quanto estaria piorando a sensação dele de ser dependente emocional.


....................................................

Inscreva-se aqui http://goo.gl/32B3B6

Informações sobre consultas ou agendar consultas:
https://goo.gl/aqyxl7


contato@marisapsicologa.com.br
F: 11 3262-0621
WhatsApp 11 99787-4512 (apenas para agendar consultas e informações referente consultas)
Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista -  Metrôs Consolação e Paulista)
Rua Frei Caneca, 33 (Consolação, prox ao centro)

Psicólogos desta equipe aqui:  https://goo.gl/ChBh3v


Site http://www.marisapsicologa.com.br

Blog: http://blog.opsicologo.com.br/

Facebook https://goo.gl/zXlX3C

Instagram Psicologoemsaopaulo  https://goo.gl/CZjlZe



Este vídeo https://youtu.be/QPM4e07W7H8

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga CRP 06/29493-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: