Pai que não permite que a filha tenha relacionamentos



Pais que não permitem que a filha namore



A influência do pai nos relacionamentos da filha



Em primeiro lugar é importante identificar a amplitude desta constatação: “O pai não quer que a filha namore”
É comum pessoas considerarem que quando isto acontece é porque o pai está com uma postura “egoísta” e não quer a felicidade da filha ou até que tenha ciúmes da filha como se ela fosse também uma “mulher” sua.
Mas talvez haja outras variáveis a serem consideradas como por exemplo: O pai não quer que a filha sofra com possíveis rompimentos ou com rapazes que não estão interessados em relacionamento respeitoso como por exemplo medo de que o rapaz esteja apenas interessado em se mostrar para os amigos, ou que não tenha consideração pelos sentimentos da garota.

Como também é possível que não seja verdade que o pai não queira que a filha namore, mas a filha, ou outra pessoa, chegou a esta conclusão pelo fato do pai determinar horários para filha voltar para casa, ou que o pai defina o tipo de roupa que ela deva usar.

Existe também a possibilidade de analisarmos esta situação tanto pelo aspecto emocional por parte da filha como por parte do pai:


PAI:  Quando um pai procura um atendimento psicológico e declara que tem dificuldades em aceitar que sua filha tenha relacionamentos amorosos é possível que o psicólogo ajude-o a tentar entender o porquê desta postura: Será que ele tem medo de ver que sua filha não será criança para sempre? Será que ele tem algum distúrbio no qual fantasia sua filha como um objeto de desejo seu? Será que ele tem medo que ela se envolva com pessoas que a farão sofrer? Será que ele não acredita na possibilidade da filha administrar os problemas típicos de todo relacionamento? Será que ele está projetando a si mesmo quando esteve nesta fase de iniciar namoros e teme que a filha sofra o mesmo que ele? Será que ele sabe dar liberdade à filha? Será que a coloca em um altar onde será protegida de todos os males do mundo?

FILHA: Quando a filha procura atendimento psicológico devido a dificuldades com seu pai no assunto relacionamentos creio que o foco deve ser a filha, e não tentar entender o pai como um paciente que faltou a consulta.
Podemos trabalhar a possibilidade da dificuldade desta filha em se relacionar com seu pai e comunicar seu desejo de iniciar relacionamentos, uma parte do processo poderá ser o de entender seu pai, mas outro ponto importante é o de entender a si mesma. O quanto ela mesma quer iniciar sua vida afetiva? O quanto está preparada para isso? O quanto está disposta a ser assertiva para se colocar diante de sua família neste novo passo em sua vida?
Mas ao mesmo tempo a filha, se for uma adolescente, deverá saber que seus pais ainda são os responsáveis por ela, por sua educação e proteção e sendo assim haverá normas a serem seguidas. Cada família terá seus valores e normas conforme seus costumes. 





Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: