O que deixa uma pessoa para baixo? - Com vídeo



O QUE DEIXA UMA PESSOA PARA BAIXO Falta de Serotonina?

O que seria ficar para baixo? Tristeza momentânea e justificada ou quadro depressivo?
Tristeza
Situações da vida – Problemas de relacionamento, luto, perda do emprego, problemas financeiros, etc. Vivencia-las ajuda a fortalecer e aprender a lidar com novas situações.
Psicólogo pode ser um apoio caso necessário.

Depressão
Estado de sofrimento sem causa aparente ou desproporcional.
O que torna uma pessoa depressiva? Genética. Desamparo aprendido.

Falta de serotonina no cérebro
 Serotonina regula sono, humor, apetite, etc
Serotonina é um Neurotransmissor. Uma substância química que permite que os neurônios passem sinais entre si e para outras células do corpo
Antidepressivo não vai produzir serotonina, mas faz com que ela não seja degradada. É um inibidor da recaptação.
Humor: A serotonina é um dos neurotransmissores responsáveis pelo humor. Estando com transmissão inadequada o indivíduo se sente irritado, mal-humorado, ansioso, impaciente, propenso a chorar etc. Melhorando a qualidade da transmissão existe o alívio do humor.

Serotonina melhora a capacidade de esperar:
Estudo, publicado na revista científica "Current Biology", feito por um grupo de investigadores da Fundação Champalimaud (Programa de Neurociências), liderado por Zachary Mainen, investigador principal e diretor do Programa.: Trabalhando com ratos, os investigadores descobriram uma relação de causalidade entre a ativação dos neurónios que produzem serotonina e o tempo que esses ratos estão dispostos a esperar por uma recompensa.
Certo é que, como explicou a investigadora e participante no estudo Madalena Fonseca, "o aumento da serotonina aumenta a capacidade de esperar". Mas alertou que o estudo também não acaba com a ideia de que mais serotonina quer dizer mais bem-estar, apenas "a está a questionar".
Psicoterapia e Serotonina
Mas se alteramos a química do cérebro e mudamos comportamentos e sentimentos, mudar comportamentos e sentimentos também altera a química do cérebro

Young SN (2007). How to increase serotonin in the human brain without drugs. Journal of psychiatry & neuroscience : JPN, 32 (6), 394-9 PMID: 







Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: