Somente os
fracos são cruéis, a gentileza só pode ser esperada dos fortes - Leo Buscaglia
Crueldade x
Agressividade
Crueldade é necessária para auto conservação porque possibilita nos
posicionarmos nas situações. Ela está relacionada à ação.
Todos os seres humanos (e inclusive os animais) trazem consigo um
impulso agressivo.
Nas sociedades ocidentais, bastante competitivas, a agressividade
costuma ser aceita e estimulada quando sinônimo de iniciativa, ambição,
decisão ou coragem.
Na infância, a agressividade é usada pelas crianças para conseguir o
que quer. É uma espécie de reação quando se sentem frágeis e inseguras.
Perversidade:
A perversidade está também na relação do dia-a-dia, e
não só nos grandes massacres. A dominação atrelada à crueldade pode encontrar-se
num chefe autoritário, por exemplo”.
Opressores:
praticam atos cruéis com indiferença = perverso, aquele que o faz por prazer =
sádico.
Freud: para
viver em sociedade o homem não poderia fazer tudo aquilo que deseja, quando e
como quiser, criando, desta maneira, uma tensão constante entre os interesses
pessoais e as exigências da cultura.
Crueldade em grupo:
Quando se está em grupo, há uma certa desinibição para
descargas de ordem não racional. Em uma massa, as pessoas tornam-se anônimas e
se sentem libertadas para fazer o que sentem vontade, ou para seguir o que
fazem os outros.
Lider: Quando o grupo é coordenado por um líder este
passa a representar um ideal para os membros, que passam também a
identificar-se entre si. As diferenças existentes entre grupos (quaisquer que
sejam elas) são vistas como uma ameaça, como algo intolerável, e por causa
desta ameaça torna-se justificável a sua destruição.
Sindrome
de Nuremberg: A capacidade humana para a crueldade - Em 1963 o psicólogo Stanley Milgram
desenvolveu um teste para medir a propensão das pessoas a obedecer uma
autoridade quando ordenados a ferir outra pessoa. As cobaias foram separadas em 'Professores' e
'Alunos'. Os professores fora instruídos a dar um pequeno choque elétrico nos
alunos a cada resposta errada. E a cada resposta errada o choque deveria ter a
intensidade aumentada. Independente dos gritos e contorções doa alunos (que
eram na verdade atores contratados), os professores continuavam a aplicar
choques cada vez mais severos, enquanto o instrutor do experimento continuasse
ordenando. Os 'professores' continuavam a tortura mesmo após os alunos
simularem a inconsciência!
Lição: A moral é posta de lado frente a uma autoridade.
Lição: A moral é posta de lado frente a uma autoridade.
Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
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